Projeto leva estudantes ao Ministério Público
Por iniciativa da Promotoria de Justiça de Garibaldi, por intermédio do promotor Paulo Adair Manjabosco, aconteceu nesta quarta-feira a realização do projeto “Estudantes na Justiça”. A idéia, realizada em parceria com a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura, Poder Judiciário e Defensoria Pública do Estado da Comarca de Garibaldi, surgiu com o objetivo de oportunizar a participação de estudantes do município nos três entes públicos, viabilizando o conhecimento dos cargos e das respectivas atribuições. A iniciativa, inédita no sistema judiciário local, já ocorreu nos poderes executivo e legislativo.
Estudantes da rede municipal, estadual e particular de ensino do Município, que freqüentam a oitava série ou o Ensino Médio, ocuparam 11 cargos: Juiz de Direito, Promotor de Justiça, Defensor Público do Estado, Escrivão Judicial, Assessores do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Pública, Distribuidor – Contador, Oficial Escrevente, Chefe de Cartório Eleitoral e Oficial de Justiça. No dia 16 de abril houve uma breve exposição a todos os estudantes acerca das funções inerentes a cada cargo, e na seqüência houve um sorteio que definiu o cargo de cada estudante.
Os alunos tomaram posse simbolicamente, cada qual no seu cargo, no dia 18 de abril, às 13h30min, e permaneceram até às 18 horas, período no qual, de forma mais específica, tanto conjunta quanto individualmente, conheceram toda a dinâmica dos serviços inerentes a cada cargo.
Em visita às dependências da Promotoria de Justiça de Garibaldi foi apresentado vídeo institucional com as atribuições constitucionais do Ministério Público. De acordo com o promotor Paulo Manjabosco, a iniciativa “também busca aproximação com a comunidade e estimular o exercício da cidadania, na medida em que os alunos posteriormente farão exposição nas escolas de origem acerca da experiência vivida”.