Reunião trata de questões do consumidor
O Fórum Estadual de Defesa do Consumidor, associação civil que reúne diversos órgãos públicos e privados voltados à defesa do consumidor, realizou na manhã de hoje reunião mensal no Auditório do Banco Central. Participaram do evento, representando o Ministério Público estadual, o coordenador do Centro Integrado de Defesa do Consumidor (Cidecon) Alexandre Lipp João e o promotor de Justiça Alcindo Luz Bastos da Silva Filho.
Durante o encontro foram tratando temas como “Telefonia Fixa: Nova Modalidade de Cobrança de Pulso x Minuto”, apresentado pelo gerente operacional de Fiscalização de Serviços da Anatel/RS, Maurício Peroni, “Crise na Aviação Civil: Orientações e soluções para consumidores e Procons” apresentado pelo presidente da Andep (Associação Nacional em Defesa dos Direitos dos Passageiros do Transporte Aéreo), Cláudio Candiota Filho e “Planos de Saúde Odontológicos e Serviços Odontológicos: Problemas, conflitos e orientações”.
Além da abordagem da mudança na tarifação da telefonia fixa, conversão pulso para minuto, foi analisado a origem da grave crise na aviação civil do, sendo sugerido a instalação de postos de atendimento nos Procons dos aeroportos, bem como a edição de portaria pela ANAC proibindo a cobrança pelas companhias aéreas de multas dos passageiros que decidirem antecipar suas viagens, após o bilhete emitido. Por fim, foi informado pelo Conselho Regional de Odontologia o telefone 0800.5105242 para o protocolo de reclamações contra planos de saúde odontológicos.