Renner pronto para assumir o cargo
Mauro Henrique Renner assume o cargo de Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul nesta quarta-feira, dia 4, às 17h30min, no auditório “Mondercil Paulo de Moraes” da sede do Ministério Público gaúcho, perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores. A solenidade de posse contará com a presença da governadora do Estado Yeda Crusius. Também foram convidados para a cerimônia os presidentes do Conselho Nacional do Ministério Público, Antonio Fernando de Souza, do Conselho Nacional de Procuradores-Gerais do Ministério Público dos Estados e da União, Rodrigo César Rebello Pinho, da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público, José Carlos Cosenzo, e demais autoridades deste e outros estados.
Mauro Renner concorreu à eleição para Chefe do Ministério Público gaúcho pela primeira vez e com três candidatos. Foi eleito em primeiro lugar na lista tríplice composta por 635 Promotores e Procuradores de Justiça. Ele obteve 418 votos, alcançando 65,83% de intenção da classe. Em sua primeira manifestação como futuro Procurador-Geral de Justiça após ser confirmado pela Governadora do Estado no posto mais alto da Instituição foi de que “o Ministério Público sempre esteve ao lado dos demais poderes no sentido de trabalhar conjuntamente. Por isso, estará pronto para colaborar desde que não haja nenhum prejuízo às atividades da Instituição”.
Natural de Lajeado, Renner, 47 anos, vinha exercendo há oito anos o cargo de Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais. É especialista na área criminal e quer o Ministério Público como um indutor de políticas públicas e sociais, “principalmente nas que se referem à segurança pública”. “Os gaúchos reconhecem a tradição do Ministério Público, que será um parceiro decidido a superar as adversidades”, garante. Renner é casado, possui um casal de filhos, é formado na Faculdade de Direito de Bagé e tem 19 anos de carreira. Como Promotor de Justiça passou pelas Comarcas de Restinga Seca e Caxias do Sul. Na Capital atuou na 1ª Vara do Júri, no Juizado Especial do Trânsito e na Promotoria Regional da Restinga. Foi Promotor-Corregedor, Coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal e Supervisor das Coordenadorias de Promotorias. Mauro Renner ainda presidiu o Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC).