Eleita a lista tríplice
Mauro Henrique Renner, 418 votos, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, 284 votos e Antonio Carlos de Avelar Bastos, 154 votos. Estes são os candidatos eleitos pelos membros do Ministério Público e que integram a lista tríplice que irá determinar a escolha do Procurador-Geral de Justiça do Rio Grande do Sul para o próximo biênio. A votação foi realizada neste sábado, das 8h às 17h, no auditório da sede do Ministério Público, com a presença de 635 dos 669 Procuradores e Promotores de Justiça que compõem o colégio eleitoral da Instituição. O escrutínio encerrou às 19h15min.
O atual Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Mauro Renner, obteve 65,83% de aceitação da classe, o ex-presidente da Associação do Ministério Público, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, 44,72% e Antonio Carlos de Avelar Bastos 24,25%. José Túlio Barbosa obteve 44 votos e ficou fora da lista. A relação dos nomes definidos na eleição será entregue pelo procurador-geral de Justiça, Roberto Bandeira Pereira, à Governadora do Estado. Yeda Crusius terá 15 dias para nomear o futuro titular do cargo. A posse do novo Chefe do Ministério Público gaúcho será no dia 4 de abril. A solenidade ocorrerá às 17h, no auditório “Mondercil Paulo de Moraes”, da sede do Ministério Público.
PERFIL DOS CANDIDATOS:
MAURO HENRIQUE RENNER: 47 anos, natural de Lajeado, concorre ao posto pela primeira vez e possui 19 anos de carreira. É Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Institucionais licenciado e como Procurador-Geral de Justiça deseja destacar “trabalho e lealdade”. Nesta tradição disse que: “os gaúchos reconhecem o Ministério Público, que será um parceiro decidido a superar as adversidades. Como guardião da democracia e da transparência, priorizaremos a efetivação de metas de políticas públicas e de um sistema penal capaz de defender a sociedade. Com planejamento e pragmatismo, apoiaremos as ações da linha de frente. Com uma gestão profissional de pessoas e processos, cumpriremos o princípio constitucional da eficiência”.
CARLOS OTAVIANO BRENNER DE MORAES: 50 anos, natural de Pelotas, concorre ao posto pela terceira vez e possui 27 anos de carreira. Atua junto à 2ª Câmara Criminal do TJ e como Procurador-Geral de Justiça quer “provocar a integração solidária e eficiente dos setores público e privado para o desenvolvimento de políticas que produzam melhores condições de vida e convivência social, padrões mínimos de dignidade humana para cada pessoa e cada família em todas as comunidades do Rio Grande do Sul”.
ANTONIO CARLOS DE AVELAR BASTOS: 61 anos, natural de Rio Pardo, concorre ao cargo pela primeira vez e tem 30 anos de carreira. É Subprocurador-Geral de Justiça para Assuntos Jurídicos licenciado e como Procurador-Geral de Justiça pretende “ampliar a integração do Ministério Público com todos os segmentos sociais e, também, com os poderes de Estado visando atender melhor à sociedade. A Instituição está apta a ampliar sua atuação nas áreas de maior carência, consciente da responsabilidade social que possui”.