Presa dupla que tentava acidentes na estrada
Dois homens que há um ano vinham desafiando autoridades e pondo em risco a vida de tripulantes de veículos que trafegavam na BR- 293, no trecho entre Quaraí e Santana do Livramento, foram identificados e se encontram presos desde sexta-feira. A pedido do Ministério Público de Quaraí, a Justiça local decretou a prisão preventiva de Daniel Júnior Bento Fialho, 21 anos, e Edson Adriano Correia Bento, 31, que possui antecedentes criminais por furto e incêndio. Ambos são irmãos por parte de mãe e autores de crimes que vinham ocorrendo na rodovia e assustavam as comunidades das duas cidades localizadas na região da fronteira.
A dupla colocava nos mais variados horários do dia e da noite, pedras num trecho escolhido. Geralmente preferia extensões existentes entre paredões de rochas. O objetivo era provocar a parada brusca do veículo ou mesmo a capotagem. Com o desastre do automóvel poderiam arriscar um assalto. Recentemente, os inconseqüentes haviam jogado uma pedra, do tamanho de um paralelepípedo, do alto de um dos penhascos, contra o pára-brisas de um carro que transportava uma família. A ação só não teve conseqüências mais graves devido a manobra eficiente do condutor. Daniel e Edson foram descobertos após a promotora de Justiça Dinamárcia Maciel de Oliveira solicitar ajuda da comunidade pela Rádio Quaraí.
Os irmãos, que eram da localidade de Areal, foram surpreendidos depois de uma denúncia anônima. A dupla agia também na companhia de um adolescente de 16 anos, que tem problemas mentais. O rapaz está desaparecido, mas o Ministério Público pediu à Justiça um mandado de busca e apreensão. A prisão de Daniel e Edson teve apoio e diligências do Conselho Tutelar e da Patrulha Rural da Brigada Militar. Ambos se encontram recolhidos no Presídio Estadual de Quaraí. Após a conclusão do inquérito policial, o Ministério Público oferecerá denúncia à Justiça pelo crime de tentativa de homicídio. De acordo com a promotora de Justiça Dinamárcia de Oliveira, o ponto positivo da trajetória dos irmãos “é que apesar de tentarem, nunca conseguiram fazer vítimas na estrada”.