Conselheiros Tutelares satisfeitos com o curso
Aperfeiçoar os membros do Conselho Tutelar. Com este objetivo foi realizado nos meses de novembro e dezembro de 2006 o primeiro curso de Capacitação para Conselheiros Tutelares. O Coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Miguel Granato Velasquez e o presidente do Cedica, Irany Bernardes de Souza, em reunião, analisaram o curso e iniciaram a elaboração do próximo projeto.
No curso encerrado em dezembro, os alunos receberam um questionário para ser respondido de acordo com sua satisfação com o mesmo. Conforme as respostas apresentadas, 100% dos alunos ficou satisfeito com a organização, ambiente físico proporcionado, atendimento oferecido, recursos alcançados, participação e aproveitamento, conteúdo programático, atuação do corpo docente e a interdisciplinariedade das disciplinas e professores. “Os resultados foram plenamente alcançados e demonstram a necessidade deste curso se tornar uma rotina, uma política pública”, frisou Irany.
Para Velasquez, o curso é uma grande reivindicação da sociedade para se ter pessoas melhores capacitadas como Conselheiros, “pois as atribuições a eles conferidas por lei são de importante repercussão na vida das crianças e adolescentes e de suas famílias, exigindo uma gama de conhecimentos”.
O curso iniciou após assinatura de Protocolo de Cooperação entre a Fundação Escola Superior do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que ficou responsável pelo espaço físico para a realização das aulas, pela elaboração do cronograma, pelo controle da freqüência e pela guarda de toda a documentação do curso; Ministério Público do Rio Grande do Sul e Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente – Cedica, que elaboram o conteúdo programático do curso e indicam os palestrantes. Na primeira edição o curso foi ministrado gratuitamente para mais de 40 Conselheiros de todo o Estado.