Audiência orienta usuários de drogas em Torres
Com o advento da nova legislação no que se refere às drogas, o usuário passou a ser visto como alguém que precisa de ajuda, transferindo-se, assim, o foco do problema para o tratamento da dependência. Porém, em um primeiro momento, há que se aplicar a advertência acerca dos efeitos das drogas. Para isso, o Ministério Público, através da promotora de Justiça de Torres, Andrea Almeida Barros, em conjunto com o Poder Judiciário, na pessoa da pretora Janice Cainelli de Almeida, realizam, nesta segunda-feira (15/01), no Salão do Tribunal do Júri de Torres, uma audiência coletiva para aplicação da medida prevista no artigo 28, inciso I, da Lei nº 11343/06.
A partir das 9h30min, palestrantes falarão aos usuários sobre as conseqüências da conduta de adquirir e usar substância entorpecente. Eduardo de Lima Veiga, coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal do Ministério Público, versará sobre a aquisição da droga no panorama do crime organizado. Além dele, serão ouvidos uma psicóloga que atua junto ao Fórum local, que falará sobre os efeitos na esfera emocional e uma farmacêutica, sobre a questão físico-química da droga.
Estão intimados cerca de trinta dependentes que respondem a processos por posse de entorpecentes. As palestras também serão dirigidas a adolescentes infratores e internos da Comunidade Terapêutica Renovar, entidade que trabalha com a desintoxicação e reintegração de ex-dependentes à comunidade. O evento é aberto ao público, desde que o local comporte. A prioridade de ingresso será daqueles intimados judicialmente.
No dia 15 de fevereiro será realizado um novo encontro com as mesmas características. As audiências integram as atividades realizadas pelo Programa Veraneio Cidadão em Torres