Água: prioridade de ação do Ministério Público
O Ministério Público encaminhou junto ao Ministério do Meio Ambiente projeto buscando a liberação de recursos necessários para a aquisição de laboratórios e veículos para serem utilizados na proteção dos recursos hídricos.
O encaminhamento partiu da constatação e da necessidade de absoluta proteção dos recursos hídricos, viabilizando ações e respostas rápidas da Instituição em episódios que envolvam poluição.
O Ministério Público elegeu a questão de proteção da água como prioridade absoluta e para isso criou o Programa Estadual de Proteção aos Recursos Hídricos, que tem por finalidade identificar as prioridades de ação, mediante integração e intercâmbio com os órgãos públicos e entidades não-governamentais.
Para o Coordenador do Gabinete de Proteção aos Recursos Hídricos, promotor Alexandre Saltz, “essa perspectiva de integral proteção é necessária para que tenhamos todas as ferramentas básicas para alcançarmos à efetiva realização do Programa, em razão da escassez de qualidade e quantidade da água”.