MP investiga possível desvio de dinheiro público para campanha de prefeito em Uruguaiana
Durante esta quarta-feira, 21, a Procuradoria de Prefeitos, em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – Gaeco – e do Sistema de Investigações Criminais – Siscrim – cumpriu 12 mandados de busca e apreensão em investigações de um esquema de desvio de verbas públicas para a campanha à reeleição do atual prefeito Luiz Augusto Fuhrmann Schneider. Nove mandados foram cumpridos em Uruguaiana (no gabinete do prefeito, em residências e outros órgãos municipais), e três em empresas de Porto Alegre. Luiz Augusto Fuhrmann Schneider foi conduzido à delegacia por porte ilegal de armas.
As investigações são relativas à possível fraude em uma licitação para beneficiar uma empresa que possibilitaria o desvio de valores de contratos para a campanha. Ainda, existe a suspeita de que uma entidade foi criada para subsidiar financeiramente a campanha através do desconto – autorizado – de valores de servidores comissionados. Oito pessoas são investigadas.
Participaram das buscas a coordenadora da Procuradoria de Prefeitos, Ana Rita Schinestsck, os promotores-assessores André Ricardo Colpo Marchesan (que coordenou as investigações), Heitor Stolf Júnior e Alexandre Aranalde Salim, além do coordenador do Siscrim e Núcleo de Inteligência do MP, Diego Rosito de Vilas.