Ministério Público participa da Semana Farroupilha
O Ministério Público do Rio Grande do Sul está participando ativamente das comemorações alusivas ao 20 de setembro no Estado. O evento "Semana Farroupilha na Praça" é uma parceria entre o Governo do Estado, por intermédio da Secretaria Estadual da Cultura e do Memorial do Rio Grande do Sul, o Memorial do Ministério Público e a Assembléia Legislativa gaúcha. A participação do Memorial do Ministério Público se dá através das exposições "As três capitais farroupilhas" e "Memória de Guerra" e da exibição do documentário sobre a vida de Giuseppe Garibaldi na América do Sul.
As exposições podem ser conferidas entre os dias 13 e 20 de setembro, sempre das 08h30min às 12h e das 13h30min às 18h, no Palácio do Ministério Público gaúcho. O documentário sobre Garibaldi será apresentado no dia 19 de setembro em dois horários, às 10h e às 15h, também no Palácio do Ministério Público.
A exposição "As três capitais farroupilhas" é organizada em conjunto com o Memorial do RS, que forneceu uma série de telas que retratam as três capitais farrapas: Piratini, Caçapava e Alegrete. "Memória de Guerra" é composta por objetos históricos da famosa batalha de 16 de julho de 1840 entre farrapos e imperialistas em São José do Norte. Para ser realizada, contou com a valiosa colaboração do secretário de Turismo daquele município, Fernando Costamilan (que é membro do Instituto Histórico e Geográfico da cidade), e da pesquisadora Elma Sant’Ana. O documentário sobre a vida de Giuseppe nas Américas foi cedido para exibição pela emissora italiana de televisão RAI.
Entre os objetos históricos que poderão ser visitados na exposição "Memórias de Guerra" estão um canhão original da Revolução Farroupilha, apelidado de "Pedreira"; uma bandeira legítima da revolução e uma placa de mármore da comunidade de Rio Grande em homenagem à Garibaldi, pela sua atuação nos confrontos. Este monumento desmentiria uma versão de que o herói italiano teria insuflado a destruição da então vila de São José do Norte durante a batalha . Além disso, compõem o acervo, baionetas, mosquetões, chaves e espadas originais usadas na guerra entre 1835 e 1845.
O coordenador do Memorial do Ministério Público gaúcho, Procurador de Justiça Ricardo Vaz Seelig, reforça a participação da Instituição nas comemorações da Semana Farroupilha. "Optamos por participar do evento com nossas atividades sendo desenvolvidas dentro do Palácio do Ministério Público". Ricardo Seelig comemora o fato de peças importantes que ajudam a contar a história do povo gaúcho estarem em exposição para a comunidade. "Especialmente a placa da comunidade rio grandina em homenagem à Garibaldi, que desmistifica parte da história até hoje contada".