Tramandaí recebe Jornada
Tramandaí foi o oitavo município a receber, ontem, a IV Jornada Estadual Contra a Violência e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O encontro ocorreu no auditório da Prefeitura e contou com a participação de aproximadamente 400 pessoas.
O Promotor de Justiça local, Leonardo Menin, salientou a necessidade de juntar esforços no combate a exploração sexual de crianças e adolescentes, bem como questões relativas aos efeitos do abuso sexual no desenvolvimento das mesmas. Explanou os problemas decorrentes desses atos nos comportamentos futuros, reflexos sociais e o possível modelo de continuidade de abusos por repetição. Lembrou da atuação das instituições de proteção e o grande número de violência intra-familiar no município, principalmente envolvendo vítimas do sexo feminino.
O Promotor de Justiça, coordenador do Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude, Miguel Velasquez, comentou da necessidade de atenção especial à causa. “Tramandaí, por ser uma área turística, é extremamente necessário que a sociedade seja vigilante e efetue as denúncias”. Solicitou ao representante do Poder Legislativo Municipal a adesão dos Vereadores à Frente Parlamentar em defesa de crianças e adolescentes.
Velasquez também apresentou o Depoimento Sem Dano, explicando o procedimento da realização da oitiva da vítima e colheita de provas. Lembrou do trabalho de valorização do laudo de dano psíquico, elaborado por profissionais qualificados, como prova no processo.
O Deputado Fabiano Pereira observou a necessidade de enfrentamento da questão de abuso sexual nos seus aspectos moral, político, jurídico e social. Apresentou Projetos de Leis relacionados a área da Infância e Juventude, entre eles, o que estabelece políticas gerais para a eleição e funcionamento dos Conselhos Tutelares no Estado.