Guaíba sedia primeira Semana do Ministério Público
A cidade de Guaíba, na Região Metropolitana de Porto Alegre, recebeu a primeira edição da Semana do Ministério Público. O evento, que ocorreu no campus da Ulbra, é organizado pela Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS) e está comemorando 40 anos em 2024.
A atividade é direcionada para a comunidade acadêmica, especialmente para alunos do curso de Direito, e tem como foco estreitar o relacionamento do Ministério Público com a sociedade e também apresentar a instituição aos estudantes.
O palestrante do primeiro dia da Semana do MP em Guaíba foi o procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, que falou sobre "A atuação do Ministério Público no desastre climático". Na apresentação, Saltz contou aos presentes a atuação do MPRS durante as cheias que têm atingido o Estado desde o ano passado. "A discussão sobre a atuação do MP durante desastres naturais é fundamental para garantir respostas mais eficazes em situações de crise para a nossa população", disse Saltz.
Nesta quarta-feira, o promotor de Justiça Sérgio Diefenbach, de Lajeado, será o palestrante. Ele vai falar sobre o tema "Defesa Civil e reconstrução".
Estiveram presentes no evento o presidente da AMP, João Ricardo Tavares; as promotoras de Justiça Karinna Licht Orlandi, Bárbara Pinto e Silva, Ana Luísa Domingues de Souza Leal, os promotores Fernando Sgarbossa e Rafael de Lima Riccardi; o prefeito de Guaíba, Marcelo Maranata; e o diretor do campus da Ulbra-Guaíba, José Filipe de Quadros Nunes; além de outras autoridades.