MPRS realiza capacitação sobre o funcionamento da FICAI 4.0 em Gravataí
Nesta terça-feira, 27 de agosto, a coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, promotora de Justiça Cristiane Corrales, juntamente com a promotora Juliana Venturella Nahas Gavião, realizou encontro de capacitação sobre a FICAI 4.0 em Gravataí.
A reunião teve a participação de representantes dos órgãos que fazem parte da rede, como as secretarias municipais de Educação, Saúde e Assistência Social, a 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e os dois Conselhos Tutelares do município.
O objetivo foi debater as inovações e tirar dúvidas sobre o funcionamento da Ficha de Comunicação do Aluno Infrequente, a FICAI 4.0, que pretende garantir a permanência dos alunos na sala de aula.
Entre as inovações da plataforma, está a Rede Intersetorial de Apoio à Escola, que, agora, faz parte do fluxo da ficha e também poderá abrir a FICAI, no caso dos alunos não matriculados. A FICAI 4.0 estabelece fluxos circulares de trabalho com maior envolvimento da rede intersetorial no enfrentamento à infrequência, permitindo que cada integrante da rede assuma responsabilidades e protagonismo para o acesso e a permanência dos estudantes na escola.
A coordenadora do Centro de Apoio, Cristiane Corrales, destacou que o combate à evasão escolar é “prioridade para o MPRS e que a FICAI 4.0 é a principal ferramenta para atingir este objetivo”.