Jornada debate temas importantes na área penal
O auditório Dante Barone, da Assembléia Legislativa do Estado, será palco, entre amanhã e domingo, de grande evento no mundo jurídico. A IV Jornada Internacional de Estudos Penais, organizada em homenagem ao Ministério Público gaúcho, debaterá vários temas inerentes à área criminal e que despertam interesse da sociedade. A apresentação da Jornada ocorre nesta quinta-feira, às 19h, no Palácio do Ministério Público. Uma hora antes, será inaugurada uma placa em homenagem à Instituição na Faculdade de Direito da Ufrgs. Um dos astros do evento é o professor Eugenio Raùl Zaffaroni, magistrado junto à Suprema Corte Argentina e considerado o maior penalista em atividade no momento. Zaffaroni, que receberá a medalha da ordem do Mérito Farroupilha, é conferencista às 9h30min deste sábado.
A IV Jornada Internacional de Estudos Penais será aberta às 9h30min desta sexta-feira. A solenidade contará com a presença do procurador-geral de Justiça do Rio Grande do Sul, Roberto Bandeira Pereira – Presidente de Honra – e demais autoridades estaduais e municipais. “O Ministério Público do Rio Grande do Sul e o combate à criminalidade organizada”, é o tema da primeira conferência do evento, a ser proferida pelo subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, Antonio Carlos de Avelar Bastos. Durante os três dias, a programação da Jornada apresentará várias conferências com palestrantes nacionais e internacionais.
“Crime organizado e lavagem de dinheiro”, “Tribunal do Júri”, “Delinqüência de colarinho branco”, “Facções criminosas no sistema penitenciário”, “Experiência de Nova York no combate ao crime”, “Sociedade de risco e violência” e “Delação premiada”, são alguns dos temas a serem focados e debatidos. A realização da IV Jornada Internacional é da Ufrgs, Ministério Público, Assembléia Legislativa, ESMP, Ajuris e Associação do Ministério Público.