Ministério Público divulga vencedores do prêmio jornalismo
Após examinar os trabalhos inscritos na 7ª edição do Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul, a comissão julgadora do concurso – integrada, também, pela Associação Rio-grandense de Imprensa (ARI) e Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul – definiu os quatro trabalhos jornalísticos ganhadores do prêmio/2005, que será entregue dia 14 de dezembro, às 10h, no Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz.
A categoria Reportagem/Impressa foi conquistada pela série de matérias intituladas “Memória saqueada: os arquivos abandonados de Tarso Dutra”, de autoria dos jornalistas Alexandre Elmi, Dione Kuhn e Leandro Fontoura, publicadas nos dias 16, 17, 18 e 19 de dezembro do ano passado e 3 de abril deste ano pelo Jornal Zero Hora. Na categoria Reportagem/Rádio, venceu a reportagem “Operação Lagarta: investigação inédita do Ministério Público gaúcho infiltra agente em organização criminosa”, do jornalista Cid Martins, veiculada em 23 de setembro deste ano na Rádio Gaúcha.
Na categoria Reportagem/TV, ganhou a série de reportagens “Viva a diferença”, da jornalista Luci Jorge, exibida dias 9,10 e 11 de novembro deste ano, na TV Bandeirantes. Na categoria Fotojornalismo, o premiado foi o fotógrafo do jornal Zero Hora, em Passo Fundo, Tadeu Vilani, com a foto “Desespero”, que mostra o drama de uma senhora durante rebelião no Presídio Regional, publicada dia 1º de julho deste ano.
Os vencedores receberão um prêmio em dinheiro e uma comenda, oferecidos pela Associação do Ministério Público e a Escola Superior do Ministério Público, bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela.