Ministério Público de Quaraí denuncia responsáveis por clínica de aborto
A Promotoria de Justiça de Quaraí (RS) denunciou, nesta segunda-feira (28), Arnaldo Dorneles dos Santos e Alba Cristina Soares Arruda, pela prática do crime de aborto. Eles estão presos preventivamente desde a metade do mês de novembro, quando foram pegos em flagrante numa clínica localizada naquele Município.
O Ministério Público chegou até os criminosos após investigar o aumento de internações, pelo Sistema Único de Saúde - SUS, no hospital da cidade, para tratar de problemas decorrentes de abortos. Em seguida, a mãe de uma adolescente que praticou o crime procurou a Promotoria.
Na denúncia, assinada pela promotora de Justiça Cristiane Maria Scholl Levien, o Ministério Público relata como eram praticados os crimes. Uma vítima revelou que a dupla utilizava o medicamento Citotec para provocar os abortos. "Era um procedimento super doloroso, que demorava praticamente um dia inteiro, em que a gestante não podia se alimentar e tomar água", informa a Promotora. O Ministério Público apurou que a dupla atuava há 11 anos em Quaraí. Como a cidade possui apenas um hospital, as cirurgias eletivas eram transferidas para tratar problemas decorrentes de abortos. “Era um caso de saúde pública”, finaliza a Promotora.