Abigeato na mira do Ministério Público de Alegrete
Planejamento de operações integradas para combater o abigeato – furto de gado – em diversas áreas de Alegrete. Além disso, o Ministério Público, de posse de relatórios da vigilância sanitária sobre pontos de abate e comércio irregular de carne e derivados, requererá mandados judiciais de busca e apreensão com vistas à repressão do crime no município de maior extensão territorial do Estado.
As medidas foram ajustadas nesta sexta-feira, 12, em encontro promovido pelo Ministério Público com a finalidade de adotar estratégias de enfrentamento desse delito que vem atingindo índices preocupantes em Alegrete, localizado na região da fronteira-oeste. Participaram do evento representantes da Polícia Civil, Brigada Militar, Polícias Rodoviárias Federal e Estadual, Sindicato Rural e membros dos órgãos de vigilância sanitária e tributária com atuação na cidade.
De acordo com o Promotor de Justiça Rodrigo Vieira, que atua na esfera criminal e idealizou a reunião, o papel do Ministério Público “é fomentar uma atuação conjugada dos órgãos policiais entre si, envolvendo, também, o combate ao comércio clandestino de carne, seja pela via da fiscalização sanitária, seja pelo aspecto tributário”.
(Jorn. Marco Aurélio Nunes)