Promotoria de Justiça de Passo Fundo (RS) e entidades debatem a implantação da Agenda 21
A Agenda 21 é um plano de ação que deve ser adotado pelo governo e sociedade civil em áreas em que há impacto ao Meio Ambiente. Em Passo Fundo (RS), a implantação da Agenda 21 é prioridade para a Promotoria de Justiça.
No Município, atua a Assembléia Permanente pela Preservação Ambiental – APPA, entidade formada a partir de encontros organizados pelo Ministério Público. Composta por entidades governamentais e não-governamentais, a Assembléia fez reunião, nesta segunda-feira (08), com o objetivo de discutir a implementação local da Agenda 21. Também foram discutidas as atividades para a Semana Interamericana da Água e a nova composição do Conselho Municipal do Meio Ambiente do Município.
O Promotor de Justiça Paulo da Silva Cirne destaca que a Agenda 21 tem como objetivo "debater a sociedade que todos nós queremos e cobrar dos governantes as medidas que devem adotar em prol do Meio Ambiente". Segundo ele, a Assembléia Permanente pela Preservação Ambiental é uma iniciativa que luta pela concentração das ações em favor do Meio Ambiente "para que dois ou três órgãos não realizem o mesmo trabalho sem coordenação". Participaram do encontro os grupos ecológicos Guardiões da Vida, Sentinela dos Pampas, Programa do Silêncio Urbano – PSIU e Convidas/Primaves. Entre as entidades governamentais, estiveram presentes as Secretarias Municipais do Meio Ambiente e Planejamento, IBAMA, DEFAP, Coordenadoria Regional de Educação e Polícia Ambiental, além da Promotoria de Justiça Especializada. (por Jorn. Célio Romais)