Governadora visita Procurador-Geral de Justiça
O procurador-Geral de Justiça Roberto Bandeira Pereira recebeu esta tarde a primeira visita protocolar da governadora do Estado Yeda Crusius ao Ministério Público.
Durante o encontro, Bandeira Pereira colocou a Instituição à disposição do Governo do Estado para colaborações e parcerias. A primeira delas acontece no início de março, quando ocorrerá um seminário do qual está previsto participar um dos maiores especialistas mundiais em combate à criminalidade, que discutirá abertamente em palestra e depois em circuito fechado as ações que o Estado pode fazer para combater o crime e a violência e desenhar, de maneira estruturante, uma política de segurança. Segundo a Governadora, “ela depende não apenas do executivo, mas também da Assembléia Legislativa e da ação cotidiana do Judiciário, Ministério Público e Defensoria Público, ou seja, de todas as funções essenciais da Justiça.”
Além disso, Yeda traçou um breve resumo de suas próximas ações como a entrega hoje, às 17h na Assembléia Legislativa, do projeto de lei de readequação administrativa do governo. A governadora explicou que serão criadas Câmaras de Gestão, entre elas a de Segurança Pública e Combate à Violência. Nesta área, em seguida será criado o Comitê de Combate à Violência, do qual participarão outras instituições “que voluntariamente vem compôr o binômio governo-terceiro setor”, disse. O Ministério Público está entre essas Instituições.
Por fim, o Procurador-Geral deixou claro que marca da relação institucional entre Ministério Público e Governo do Estado é ser uma relação harmônica, independente e de compreensão mútua sobre as dificuldades de cada segmento. E disse: “Temos muito prazer em receber a visita da Governadora e firmar, perante a sociedade, o compromisso comum de combater a criminalidade. A comunidade quer isso e nós estamos parceiros saudando as medidas já adotadas pelo governo".
Yeda veio acompanhada do Chefe da Casa Civil Fernando Zachia e da chefe de gabinete Iara Wortman e foi recebida pelo Procurador-Geral, pelo subprocurador-geral de Justiça para assuntos institucionais Anizio Pires Gavião Filho, pelo subprocurador-geral de Justiça para assuntos administrativos Cláudio Barros Silva, pelo ouvidor substituto do Ministério Público Eduardo Wetzel Barbosa, pelo coordenador da Procuradoria Criminal José Pedro Machado Keunecke e pela chefe de gabinete Júlia Ilenir Martins.