Resolução nº 09/2004 COMDICA Aracaju
Disciplina sobre os requisitos e critérios básicos para inscrição, renovação e funcionamento de abrigos e outras entidades com registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Aracaju e dá providências correlatas.
Resolução nº 09/2004
De 22 de setembro de 2004
Disciplina sobre os requisitos e critérios básicos para inscrição, renovação e funcionamento de abrigos e outras entidades com registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no município de Aracaju e dá providências correlatas.
O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente no Município de Aracaju, no uso de suas atribuições legais que lhe são conferidas pela Lei Municipal n.º 2.520, de 27 de Agosto de 1997 e nos termos dos artigos 90 e 91, da Lei Federal n.º 8.069, de 13 de julho de 1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente,
RESOLVE:
CAPÍTULO I
DAS ENTIDADES DE ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE
Seção I
Das Entidades
Art. 1º - São consideradas entidades de atendimento, governamentais e não governamentais, aquelas que executam programas e projetos de atendimento à criança e ao adolescente na circunscrição do município de Aracaju, observado para tanto o seu planejamento na execução de medidas de proteção e socio-educativas, voltado para as exigências previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Art. 2º - Para atender a política de atendimento, observados os princípios da municipalização e descentralização, as entidades governamentais e não governamentais voltadas à criança e ao adolescente, somente deverão funcionar, após inscrição e expedição de registro no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju.
§ 1º - O mesmo se aplica com relação as renovações de registro de entidades já cadastradas no CMDCA.
§ 2º - A não observância do "caput" deste artigo implicará em notificação da entidade para regularização junto ao CMDCA, e, em caso de não atendimento no prazo superior a trinta (30) dias, suspensão das atividades em caso de convênio firmado com entidade pública e encaminhamento do fato ao Ministério Público Estadual, para aplicação das medidas necessárias.
Art. 3º - Serão consideradas entidades aptas a executarem programas e projetos voltados à criança e ao adolescente:
I - aquelas que ofereçam instalações físicas em condições adequadas de habitabilidade, higiene, salubridade e segurança;
II – apresentem projeto pedagógico de trabalho de acordo com os princípios básicos estabelecidos no Estatuto da Criança e do Adolescente;
III – estejam regularmente constituídas;
IV – tenham em sua diretoria, pessoas idôneas;
V – possuam no seu quadro funcional responsável técnico, com habilitação profissional, regularmente constituído em área afim, e pessoal operacional proporcional ao número de atendidos.
Seção II
Dos Abrigos
Art. 4º - Os abrigos, são entendidos como entidade de abrigamento, temporário de criança e adolescente que se encontram em situação de risco, devendo ser utilizável como forma de transição para reinserção familiar e colocação em família substituta, cabendo ao responsável pela entidade a guarda.
Parágrafo único – Além dos princípios enumerados no artigo 92 e ao que dispõe o artigo 93 do ECA, deverão ainda as entidades atender ao seguinte:
I - possuir condições de fornecer à criança e ao adolescente abrigado, serviço de atendimento médico e psicossocial, necessários às vítimas que sofrem maus tratos, negligência, abuso e exploração sexual, crueldade e abandono de seus familiares, dada a circunstância que levou a medida de proteção para o abrigamento;
II – possuir parcerias com entidades que busquem desenvolver a preservação dos vínculos familiares, ou integração em famílias substitutas;
III – atendimento personalizado e em pequenos grupos, observada a faixa etária;
IV – desenvolvimento de atividades educacionais, recreativas e lúdicas;
V - estimular e preservar os laços familiares no ato de abrigar e durante o período em que a criança e o adolescente estiverem abrigados, inclusive com projeto ou programa de reinsersão familiar;
VI - proporcionar e estimular o vínculo com a comunidade, facilitando o deslocamento para a escola, posto de saúde, igreja e atividades saudáveis à criança e ao adolescente;
VII – possuir em seu quadro funcional um responsável técnico, com habilitação profissional regularmente constituída em área afim, e pessoal operacional proporcional ao número de abrigados
CAPÍTULO II
DOS REGISTROS DAS ENTIDADES
Art. 5º - Para o requerimento de inscrição e registro junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Aracaju, as entidades governamentais e não-governamentais, deverão anexar e instruir seu pedido com os seguintes documentos:
I – Entidades Governamentais:
a) Decreto de Criação do Órgão;
b) Projeto Pedagógico;
c) Relatório detalhado das atividades desenvolvidas no exercício anterior;
d) Demonstrativo financeiro do exercício anterior;
e) Laudo fornecido pela Vigilância Sanitária;
II – Entidades Não-Governamentais:
a) Ofício assinado pelo representante legal, solicitando registro;
b) Estatuto Social devidamente registrado;
c) Ata de Eleição e Posse da atual diretoria registrada;
d) Projeto Sócio-Pedagógico;
e) Relatório das atividades desenvolvidas no exercício anterior, quando houver;
f) Demonstrativo financeiro do exercício anterior;
g) Laudo fornecido pela Vigilância Sanitária e Defesa Civil.
Parágrafo único – Os documentos acima enumerados deverão ser fornecidos em fotocópia, apresentado-se os originais para conferência pela secretaria do Conselho.
Art. 6º - Protocolado o pedido de inscrição, de acordo com o artigo anterior, será o requerimento recebido pela secretaria do Conselho, sendo designado(a) um(a) conselheiro(a) relator(a), para realização da visita à sede da entidade.
§ 1º - A visita será sempre feita por dois conselheiros, no mínimo, após distribuição dos processos em reunião ordinária, observando-se a ordem dos conselheiros presentes, devendo ser apresentado relatório na reunião ordinária seguinte, podendo ser esse prazo prorrogado apenas por uma única vez.
§ 2º – O conselheiro relator deverá apresentar seu parecer para apreciação dos demais pares, observado o preenchimento do formulário no anexo único, que é parte integrante desta Resolução.
Art. 7º - Não será concedido o registro à entidade que deixar de atender as exigências do artigo 5º, e ainda, por ocasião da realização da visita, fique configurado que não foram observados os requisitos previstos no ECA e nesta Resolução.
Parágrafo único – A inobservância aos preceitos estabelecidos neste artigo, invalidarão a concessão do registro, cujo efeito gera a suspensão imediata para os fins legais, devendo imediatamente ser oficiados os Conselhos Tutelares, o Ministério Público, o Conselho Municipal de Assistência Social, o Juizado da Infância e da Juventude e os demais órgão que possuem representação no Conselho.
Art. 8º - As entidades que solicitarem inscrição ou recadastramento junto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e não se atenderem as exigências desta Resolução, terão um prazo de até 90 (noventa) dias, para regularização e/ou adaptação, ficando suspenso o processo, que voltará a tramitar após o atendimento da solicitação do conselheiro relator.
Parágrafo Único – Aplica-se a este artigo o parágrafo único do artigo anterior.
Art. 9º - As alterações que ocorrerem com relação as atividades e funcionamento das entidades inscritas no Conselho, deverão ser comunicadas imediatamente por escrito ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.
Parágrafo único – A não observância ao caput deste artigo, implicará na notificação da entidade e posterior suspensão do registro e das atividades, sendo comunicado ao Ministério Público, Conselheiros Tutelares e Juizado Especial da Infância e da Juventude, sobre o procedimento adotado pelo Conselho.
Art. 10 - O registro terá validade de 02 (dois) anos, devendo sua renovação ocorrer até 30 (trinta) dias após o vencimento, mediante apresentação da documentação exigida nesta Resolução para a inscrição inicial.
CAPÍTULO III
DOS RECURSOS
Art. 11 - A entidade que tiver seu registro indeferido, suspenso ou cancelado, na forma acima estabelecida, poderá interpor recurso da decisão do Conselho no prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento da notificação pela entidade, apresentando suas razões e fundamentando o pedido, podendo inclusive, juntar documentos novos e que tenham relação com o processo.
Art. 12 - Recebido o recurso na secretaria do Conselho, será encaminhado pelo(a) Presidente à Comissão de Justiça, para emitir parecer pelo relator designado, devendo ser incluído na pauta da próxima reunião ordinária, para apreciação e votação do Conselho.
Parágrafo único – A entidade será notificada da decisão do Conselho, não cabendo mais recurso na esfera administrativa.
Art. 13 – Sem prejuízo de outros meios de divulgação, o CMDCA deverá dar conhecimento desta Resolução a todas as entidades que possuem registro no Conselho, devendo estas se adaptarem aos termos desta norma no período de um (01) ano, podendo ser prorrogado por mais um (01) ano.
Art. 14 – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições em contrário, especialmente a Resolução nº 01, de 23 de fevereiro de 1999.
Aracaju, 22 de setembro de 2004.
Glicia Thais Salmeron de Miranda Vieira
Presidente do CMDCA /Aracaju
CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE
Anexo do Projeto de Resolução para registro de entidades
RELATÓRIO DE VISITAS À INSTITUIÇÕES DE ATENDIMENTO
Nº....................
Data:......../......../........
Horário......................
I.Informações gerais:
Instituição:..........................................................................................................
Endereço:............................................................................................................
Tel:..........................Responsável legal:............................................................. .............................................R.G:........................................................................
Função:................................................................................................................
Registro CMDCA: Não Sim Nº...................Data do Registro:...............
Registro CMAS: Não Sim Nº....................Data do Registro:..............
Documento de Registro Civil: Regular Irregular
Qual tipo de atendimento?
Creche Escola Abrigo Atendimento de Meio Aberto
Escola de Profissionalização Casa de Passagem
Faixa Etária de atendimento ____Crianças até.................anos.
____Adolescentes até................anos.
Sexo da CRIAD's Masculino Nº de atendimento..........................................
Feminino Nº de atendimento...........................................
Horário de funcionamento....................................................................................
Número total de pessoas que trabalham nesta Instituição....................................
Quantos remunerados:____________
Quantos voluntários:______________
Como se mantém esta Instituição?
Convênios: Doações: Contribuições:
Federal Nacional Pais
Estadual Internacional Comunidade
Municipal
II. Ambiente Físico:
Quanto aos ambientes?
Salas Ótimo Bom Regular Ruim
Cozinha Ótimo Bom Regular Ruim
Dependência Ótimo Bom Regular Ruim
Área de lazer Ótimo Bom Regular Ruim
Refeitório Ótimo Bom Regular Ruim
Parque Ótimo Bom Regular Ruim
Lavanderia Ótimo Bom Regular Ruim
III. Condições das Instalações
Material de Construção Estado de conservação
PAREDES Bloco ( ) ( ) Bom
Maderit ( ) ( ) Regular
Taipa ( ) ( ) Ruim
PISO Cimento ( ) ( ) Bom
Lajota ( ) ( ) Regular
Chão ( ) ( ) Ruim
IV. Estrutura Educacional:
Existe orientação Padagógica? Sim Não
Se existe quem faz?
Entidade Qual?___________________ Profissional
Qual freqüência?
Diária Semanal Quinzenal
Mensal Semestral Anual
A proposta pedagógica está calçada na educação:
Tradicional Construtivista Outros
Ambiente Físico das Salas Ótimo Bom Regular Ruim
Ventilação e Luminosidade Ótimo Bom Regular Ruim
Ambiente de lazer Ótimo Bom Regular Ruim
Quantos educares existem? Nº________________________
Nível de instrução dos educadores (quantidade):
1º Grau Completo ( )
Incompleto ( ) Nº________________
2º Grau Completo ( )
Incompleto ( ) Nº________________
3º Grau Completo ( )
Incompleto ( ) Nº________________
Magistério ( ) Nº________________
Há capacitação para os educadores? Sim Não
V. Saúde:
Há acompanhamento de profissionais de saúde na Instituição?
Sim Não
Médico Dentista Enfermeiro Psicólogo
Assistente Social Agente de Saúde Outros
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
( Em caso de não oferecimento dos serviços de saúde diretamente pela Instituição citar qual o encaminhamento dado para suprir esta necessidade).
Houve ocorrência de problemas de saúde nas crianças atendidas? Sim Não
Tipo:
Sarampo Tuberculose
Catapora Papeira
Conjutivite Diarréia
Gripes Outros
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Há evidências de problemas de saúde nas crianças atendidas?
Sim Não
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Existe no local condições de atendimento de primeiros socorros?
Sim Não
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Existe controle de vacinação?
Sim Não
Ocorrência/Freqüência de agressividade excessiva por parte das crianças atendidas?
Sim Não
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
VI. Nutrição
Há acompanhamento de nutricionista? Sim Não
Há programação de alimentação (balanceamento/cardápio)?
Sim Não
Local de armazenamento da alimentação:
Ótimo Bom Regular Ruim
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Existem pessoas específicas para a preparação e distribuição da alimentação?
(Observar carteira de saúde)
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
VII. Relação de integração das crianças com a família (Original/Substituta)
Existe programa próprio? Sim Não
Efetuado por :
Técnicos Pessoas sem formação profissional
Tem apoio de outras entidades
Há acompanhamento depois da (re)integração à família (original/substituta)?
Sim Não
Quais os principais problemas na execução do programa de (re)integração à família?
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Há programas de apoio à família?
Alcoolismo Sim Não
Toxicomania Sim Não
Serviço social Sim Não
Outros: _________________________________________________________________
Número de crianças que estão há mais de um ano na Instituição?Nº _______________
VIII – Tratamento personalizado
Existe tratamento diferenciado/personalizado: (deficientes mentais, físicos, problemas psicológicos, etc.)?
Descrição/observação:......................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
IX – Relação com a comunidade local (onde se localiza a instituição)
Há participação da comunidade
Há rejeição da comunidade (medo, relação ruim com os dirigentes da instituição, etc)
A comunidade é indiferente
Descrição/observação:.................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
X –Preparação gradativa para o desligamento
Existe preocupação com a preparação para o desligamento? Sim ( ) Não ( )
XI – Parecer / Encaminhamentos
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................ ........................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
Apreciado na reunião do dia ......../......../........
Conselheiros presentes:.....................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................