Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
São Borja
Entre 50 e 100 mil
Uruguaiana
Escola
FAMÍLIA X ESCOLA: ONDE TUDO INICIA
Busca ativa escolar
A EMEF VICENTE GOULART, pretende:Articular família, alunos e rede de atendimento como forma preventiva a resolução dos problemas de infrequência.Articular parcerias com as equipes dos Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS, Unidades Básicas de Saúde, Cadastro Único, movimentos sociais dentre outras instituições;Observar os sentimentos que nos são revelados pelas expressões verbais e não verbais dos alunos e que possam levar a infrequência;Tornar-se responsável por suas próprias necessidades emocionais.Sentir-se valorizado, legitimado em seus sentimentos (mesmo que negativos) e, dessa maneira, fortalecer a autoestima.Realizar reuniões periódicas com líderes e vice-líderes das turmas com a finalidade dos mesmos acompanharem a frequência escolar dos colegas;Promover a participação da família na vida escolar do aluno, fortalecendo o papel protetivo da família;Desenvolver atividades que contemplem todas as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e que dialoguem com situações problema do cotidiano dos alunos através de ações e do engajamento da comunidade escolar.Desenvolver ações e estratégias direcionadas para redução da gravidez na adolescência.Abranger atividades como dinâmicas de grupo e, ações participativas de promoção à saúde, informações necessárias às adolescentes sobre gravidez na adolescência.Conscientizar estudantes contra a prática da violência doméstica e familiar contra a mulher, com finalidade de desconstruir a cultura de violência em desfavor do gênero feminino;Sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância de uma educação sem violência, e a comunidade em geral sobre a problemática da violência doméstica contra crianças e adolescentes e do abuso e exploração sexual;Orientar e informar os alunos e a família através de palestras sobre as diversas temáticas que serão trabalhadas no decorrer do ano (Maria da Penha, Consciência Negra, Valorização da Vida, Feminicídio, Exploração Sexual de crianças e Adolescentes).
As atividades serão planejadas dentro do cronograma proposto.Mobilização do corpo docente, após reuniões com a rede de atendimento, para que promovam ações que possibilitem a transformação da realidade vivenciada pelos alunos em relação a infrequência, através de atividades que contemplem de forma sistemática todas as áreas do conhecimento para uma melhor compreensão e resultados na aprendizagem e diminuição da evasão escolar.Participação efetiva das equipes escolares, alunos, famílias e demais profissionais da rede escolar e rede externa. As ações serão registradas através de registro fotográfico e relatório da equipe multiprofissional e encaminhamentos realizados.
Reduzir a incidência de infrequência e evasão escolar e/ou seus efeitos negativos sobre crianças e adolescentes, diminuir os casos de gestação precoce, juntamente com o apoio da famílias e comunidade, promovendo o conhecimento sobre os direitos sociais, superação das dificuldades de cada aluno e suas famílias. Além de proporcionar a articulação entre a rede de atendimento, buscando identificar fatores sociais, culturais e econômicos determinantes nas problemáticas existentes no campo da educação. A Equipe Diretiva e Assistente Social da EMEF Vicente Goulart será responsável pelo planejamento e coordenação do presente projeto. Para monitorar e avaliar serão realizadas reuniões com a rede de atendimento e controle da frequência dos alunos na escola, monitora inclusive pelos próprios alunos.
Entre 50 e 100 mil
Uruguaiana
Escola
FAMÍLIA X ESCOLA: ONDE TUDO INICIA
Busca ativa escolar
A EMEF VICENTE GOULART, pretende:Articular família, alunos e rede de atendimento como forma preventiva a resolução dos problemas de infrequência.Articular parcerias com as equipes dos Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS, Unidades Básicas de Saúde, Cadastro Único, movimentos sociais dentre outras instituições;Observar os sentimentos que nos são revelados pelas expressões verbais e não verbais dos alunos e que possam levar a infrequência;Tornar-se responsável por suas próprias necessidades emocionais.Sentir-se valorizado, legitimado em seus sentimentos (mesmo que negativos) e, dessa maneira, fortalecer a autoestima.Realizar reuniões periódicas com líderes e vice-líderes das turmas com a finalidade dos mesmos acompanharem a frequência escolar dos colegas;Promover a participação da família na vida escolar do aluno, fortalecendo o papel protetivo da família;Desenvolver atividades que contemplem todas as áreas do conhecimento de forma interdisciplinar e que dialoguem com situações problema do cotidiano dos alunos através de ações e do engajamento da comunidade escolar.Desenvolver ações e estratégias direcionadas para redução da gravidez na adolescência.Abranger atividades como dinâmicas de grupo e, ações participativas de promoção à saúde, informações necessárias às adolescentes sobre gravidez na adolescência.Conscientizar estudantes contra a prática da violência doméstica e familiar contra a mulher, com finalidade de desconstruir a cultura de violência em desfavor do gênero feminino;Sensibilizar pais e responsáveis sobre a importância de uma educação sem violência, e a comunidade em geral sobre a problemática da violência doméstica contra crianças e adolescentes e do abuso e exploração sexual;Orientar e informar os alunos e a família através de palestras sobre as diversas temáticas que serão trabalhadas no decorrer do ano (Maria da Penha, Consciência Negra, Valorização da Vida, Feminicídio, Exploração Sexual de crianças e Adolescentes).
As atividades serão planejadas dentro do cronograma proposto.Mobilização do corpo docente, após reuniões com a rede de atendimento, para que promovam ações que possibilitem a transformação da realidade vivenciada pelos alunos em relação a infrequência, através de atividades que contemplem de forma sistemática todas as áreas do conhecimento para uma melhor compreensão e resultados na aprendizagem e diminuição da evasão escolar.Participação efetiva das equipes escolares, alunos, famílias e demais profissionais da rede escolar e rede externa. As ações serão registradas através de registro fotográfico e relatório da equipe multiprofissional e encaminhamentos realizados.
Reduzir a incidência de infrequência e evasão escolar e/ou seus efeitos negativos sobre crianças e adolescentes, diminuir os casos de gestação precoce, juntamente com o apoio da famílias e comunidade, promovendo o conhecimento sobre os direitos sociais, superação das dificuldades de cada aluno e suas famílias. Além de proporcionar a articulação entre a rede de atendimento, buscando identificar fatores sociais, culturais e econômicos determinantes nas problemáticas existentes no campo da educação. A Equipe Diretiva e Assistente Social da EMEF Vicente Goulart será responsável pelo planejamento e coordenação do presente projeto. Para monitorar e avaliar serão realizadas reuniões com a rede de atendimento e controle da frequência dos alunos na escola, monitora inclusive pelos próprios alunos.