Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Vacaria
Entre 50 e 100 mil
Caxias do Sul
Escola
Projeto Recuperação da Aprendizagem
Recuperação de aprendizagens
A partir do levantamento e a verificação do número expressivo de alunos com dificuldades nas áreas de leitura, escrita e conhecimento matemático, elaborou-se o projeto com o objetivo de oportunizar aulas de reforço n9 contra turno do período escolar do aluno, priorizando atividades significativas e atraentes, onde estes possam interagir com o objeto do conhecimento * Oportunizar atividades de reforço extra-classe à todos os estudantes com déficit de aprendizagem e consolidação de conteúdo com ênfase em leitura, escrita e raciocínio lógico; * Oferecer reforço escolar escalonado aos alunos do ensino fundamental, primeiramente do 2? e 5? ano; *Propiciar ambiente adequado para as aulas do presente Projeto; *Preparar as aulas de maneira a explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Supervisão Pedagógica e do professor regente.
A metodologia adotada será diferenciada, de acordo com o nível de deficiência de aprendizagem eleição na turma de atendimento. A Supervisão Pedagógica irá realizar orientações metodológicas aos educadores que irão ministrar as aulas do projeto de recuperação. As aulas acontecerão em dias alternados, a fim de atender as necessidades dos alunos previamente diagnosticados. Assim o percurso metodológico adotado no Projeto Recuperação de aprendizagem baseia-se na definição das habilidades propostas na BNCC, com o objetivo de rever e recuperar os conhecimentos que não foram consolidados. Na recuperação serão trabalhadas as habilidades essenciais do ano anterior considerando o que os estudantes precisam desenvolver para acompanhar o Currículo do ano de escolaridade que está cursando.e avançar no seu percurso educacional. A Supervisão Pedagógica da escola escalonará os alunos e direcionará os conteúdos necessários para suprir a deficiência na aprendizagem.A medida que houver progresso por parte do estudante, este será substituído por outro que precise do atendimento, verificado na avaliação diagnóstica e rendimentos da aprendizagem na rotina escolar. Para executar o referido Projeto, o profissional responsável pela culminância das aulas, deverá ter um bom desempenho em alfabetização. Os pais assinarão uma autorização para que seu filho frequente as aulas no contra turno. Há também uma ficha avaliativa que compreende as ações didáticas e metodológicas afim de nortear, avaliar e concluir o processo de recuperação de aprendizagem do aluno. O Projeto acontece em todas as escolas de ensino fundamental do Município.
A avaliação de resultados dar-se-á durante o desenvolvimento do projeto, observando a participação, o interesse e a apropriação do conhecimento por parte do aluno, através da aplicação de trabalhos individuais e acompanhamento diário. Far-se-ão reuniões avaliaria com a equipe do Apoio Pedagógico da SMED, Supervisão Escolar e Professores regentes do Projeto, com registro em ata. Cabe ressaltar que este projeto teve início no mês de abril do corrente ano e no mês de junho, foi aplicada uma avaliação diagnóstica que nos permitiu verificar como está sendo o desenvolvimento do Projeto. Podemos afirmar que está sendo muito significativa e estamos colhendo ótimos resultados. Enfatizamos também que desde setembro de 2021 a SMED de Vacaria vem realizando semanalmente reforço escolar no turno em que o aluno está na escola. Um professor substituto fica com a turma e o regente trabalha com os alunos que têm mais dificuldade. Partindo desta experiência que criamos o Projeto no contra turno.
Entre 50 e 100 mil
Caxias do Sul
Escola
Projeto Recuperação da Aprendizagem
Recuperação de aprendizagens
A partir do levantamento e a verificação do número expressivo de alunos com dificuldades nas áreas de leitura, escrita e conhecimento matemático, elaborou-se o projeto com o objetivo de oportunizar aulas de reforço n9 contra turno do período escolar do aluno, priorizando atividades significativas e atraentes, onde estes possam interagir com o objeto do conhecimento * Oportunizar atividades de reforço extra-classe à todos os estudantes com déficit de aprendizagem e consolidação de conteúdo com ênfase em leitura, escrita e raciocínio lógico; * Oferecer reforço escolar escalonado aos alunos do ensino fundamental, primeiramente do 2? e 5? ano; *Propiciar ambiente adequado para as aulas do presente Projeto; *Preparar as aulas de maneira a explorar e se apoiar nos recursos variados para aumentar o processo de estímulo ao aprendizado proposto e planejado com auxílio da Supervisão Pedagógica e do professor regente.
A metodologia adotada será diferenciada, de acordo com o nível de deficiência de aprendizagem eleição na turma de atendimento. A Supervisão Pedagógica irá realizar orientações metodológicas aos educadores que irão ministrar as aulas do projeto de recuperação. As aulas acontecerão em dias alternados, a fim de atender as necessidades dos alunos previamente diagnosticados. Assim o percurso metodológico adotado no Projeto Recuperação de aprendizagem baseia-se na definição das habilidades propostas na BNCC, com o objetivo de rever e recuperar os conhecimentos que não foram consolidados. Na recuperação serão trabalhadas as habilidades essenciais do ano anterior considerando o que os estudantes precisam desenvolver para acompanhar o Currículo do ano de escolaridade que está cursando.e avançar no seu percurso educacional. A Supervisão Pedagógica da escola escalonará os alunos e direcionará os conteúdos necessários para suprir a deficiência na aprendizagem.A medida que houver progresso por parte do estudante, este será substituído por outro que precise do atendimento, verificado na avaliação diagnóstica e rendimentos da aprendizagem na rotina escolar. Para executar o referido Projeto, o profissional responsável pela culminância das aulas, deverá ter um bom desempenho em alfabetização. Os pais assinarão uma autorização para que seu filho frequente as aulas no contra turno. Há também uma ficha avaliativa que compreende as ações didáticas e metodológicas afim de nortear, avaliar e concluir o processo de recuperação de aprendizagem do aluno. O Projeto acontece em todas as escolas de ensino fundamental do Município.
A avaliação de resultados dar-se-á durante o desenvolvimento do projeto, observando a participação, o interesse e a apropriação do conhecimento por parte do aluno, através da aplicação de trabalhos individuais e acompanhamento diário. Far-se-ão reuniões avaliaria com a equipe do Apoio Pedagógico da SMED, Supervisão Escolar e Professores regentes do Projeto, com registro em ata. Cabe ressaltar que este projeto teve início no mês de abril do corrente ano e no mês de junho, foi aplicada uma avaliação diagnóstica que nos permitiu verificar como está sendo o desenvolvimento do Projeto. Podemos afirmar que está sendo muito significativa e estamos colhendo ótimos resultados. Enfatizamos também que desde setembro de 2021 a SMED de Vacaria vem realizando semanalmente reforço escolar no turno em que o aluno está na escola. Um professor substituto fica com a turma e o regente trabalha com os alunos que têm mais dificuldade. Partindo desta experiência que criamos o Projeto no contra turno.