Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Tramandaí
Entre 50 e 100 mil
Osório
Gestão municipal
Educando com esperança e alegria. Resgatando valores e sonhos.
Recuperação de aprendizagens
O projeto “Educando com esperança e alegria, resgatando valores e sonhos”, consiste em um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação e Cultura do município de Tramandaí junto às escolas municipais, que tem por intencionalidade apoiar os processos de Busca Ativa Escolar e de Recomposição das Aprendizagens dos estudantes da rede municipal. Alguns objetivos deste projeto: • Combater o abandono escolar. • Reduzir as taxas de distorção idade-série através da oferta de classes simultâneas de aceleração de estudos. • Garantir a permanência dos estudantes na escola por meio de propostas pedagógicas inovadoras com o uso de metodologias ativas de ensino. • Tornar a escola um espaço atrativo para os estudantes, através da aquisição de materiais pedagógicos e esportivos, uniforme escolares, assim como, de equipamentos de tecnologia e conectividade nas escolas. • Instituir projetos pedagógicos que tratem de assuntos de relevância social como alimentação saudável, o combate ao trabalho infantil e o resgate à infância, combate a violência contra a mulher, educação financeira, educação para o consumo, empreendedorismo e projeto de vida. • Promover a construção da cidadania junto às crianças e adolescentes, desenvolvendo de forma educativa e democrática, competências e habilidades como comunicação, autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação através de projetos esportivos e de incentivo à leitura.
Por se tratar de um projeto amplo da Secretaria de Educação e Cultura de Tramandaí, com um conjunto de ações que visam resgatar valores e sonhos que temos para a educação de nosso município e para a formação cidadã de nossos estudantes, as metodologias utilizadas são diversas e se modelam de acordo com cada estratégia e objetivo. Destaca-se neste sentido alguns dos procedimentos metodológicos adotados: • Projeto Ostra: Classes simultâneas de aceleração de estudos. Uma visão positiva das possibilidades dos alunos e uma aposta no crescimento dos mesmos a partir de propostas específicas de ensino. A finalidade do projeto é corrigir em um ano a distorção idade-série de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Tendo como referência esses princípios, o trabalho a ser realizado em sala de aula deve desenvolver-se de maneira intencional e flexível, mobilizando o aluno à participação e ao pensamento crítico e criativo, possibilitando a melhoria de sua autoestima e autoconfiança. Daí a proposta de trabalho por PROJETOS, onde os professores das diferentes componentes curriculares, de forma intra, inter e transdisciplinar, irão compor o currículo flexibilizado, adaptado às realidades, estabelecendo quais as habilidades são mais necessárias para o enfrentamento DA VIDA, que atendam a diferentes dimensões ou níveis de aquisição de conteúdos visto que se trata de alunos com trajetórias escolares diversas. • Surfando na Leitura: Trata-se de um mural virtual para divulgação de práticas pedagógicas de incentivo à leitura desenvolvidas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. As práticas são desenvolvidas e registradas pelo professor através de um resumo da proposta, com os objetivos, procedimentos adotados e resultados observados. As práticas de incentivo à leitura são desenvolvidas em todos os anos escolares do ensino fundamental, e devem contemplar temas de relevância social ea formação para a cidadania. • Rede da Poesia: Considerando a importância de incentivar as primeiras investidas na arte de escrever e declamar, e tendo em vista o fomento de novos talentos e o desenvolvimento do potencial criativo de cada um, entendemos que a escrita, leitura e declamação de poesias traz para os estudantes uma maior relação com o processo da escrita e melhora o relacionamento com a literatura. Com a aprovação da Lei Federal Nº 14.164 em 10 de junho de 2021, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornou-se obrigatória a inclusão nos currículos escolares da temática prevenção da violência contra a mulher, e se instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher no mês de março. Justificamos a escolha do assunto pela possibilidade de abordar temas contemporâneos transversais previstos na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular de Tramandaí, como: Cidadania, Vida Familiar e Social, Educação em Direitos Humanos; além é claro das competências gerais da BNCC: empatia, amabilidade e respeito. Ao lerem e escreverem poesias, além de conhecerem mais sobre esse gênero literário, os alunos podem assimilar novos termos, pesquisar sobre o tema, para a partir disso, se expressarem e, por conseguinte, escreverem e falarem melhor. • Educação Financeira na Escola – Entender e Praticar: Abordagem interdisciplinar, para o desenvolvimento das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, e dos temas contemporâneos transversais: educação financeira, educação fiscal, educação para o consumo, empreendedorismo, trabalho, responsabilidade social, previdenciária e ambiental. • Robótica na Escola: Alunos da pré-escola e ciclo de alfabetização de forma lúdica e criativa, desenvolvem o seu pensamento computacional através da iniciação à programação por meio de práticas e interações com kit de robótica educativa.
Entendemos em Tramandaí, que para as escolas serem espaços relevantes para os nossos alunos e comunidades, elas precisam ser interessantes. Neste sentido, os resultados deste conjunto amplo de propostas que tem por intencionalidade tornar o ambiente de aprendizagem acolhedor, atrativo e dinâmico, já começam a aparecer. O engajamento de todos os atores das comunidades escolares nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação e Cultura ao longo do primeiro semestre letivo é avaliado como muito satisfatório. Professores, funcionários, estudantes assim como seus responsáveis, foram protagonistas de iniciativas que promoveram a valorização do espaço escolar como um local de construção de conhecimento, desenvolvimento de aprendizagens, mas também de socialização, convivência, respeito e formação para a cidadania. O êxito se deu desde as boas práticas de incentivo à leitura até o concurso de receitas criativas e saudáveis para a alimentação escolar; da resolução de problemas através do desenvolvimento da robótica ao resgate à infância e o combate ao trabalho infantil; da implantação da cultura digital nas nossas escolas ao combate à distorção idade-série; do incentivo de práticas esportivas ao combate à violência contra a mulher. Esse conjunto de ações, definidas pela rede municipal de ensino de Tramandaí em 2022 como “Educando com esperança e alegria, resgatando valores e sonhos”, vem corroborando com os processos de Busca Ativa Escolar e de Recomposição das Aprendizagens dos estudantes. Ao passo que a escola se torna um ambiente interessante para o estudante, as possibilidades de recuperação das aprendizagens se ampliam de forma significativa.
Entre 50 e 100 mil
Osório
Gestão municipal
Educando com esperança e alegria. Resgatando valores e sonhos.
Recuperação de aprendizagens
O projeto “Educando com esperança e alegria, resgatando valores e sonhos”, consiste em um conjunto de ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação e Cultura do município de Tramandaí junto às escolas municipais, que tem por intencionalidade apoiar os processos de Busca Ativa Escolar e de Recomposição das Aprendizagens dos estudantes da rede municipal. Alguns objetivos deste projeto: • Combater o abandono escolar. • Reduzir as taxas de distorção idade-série através da oferta de classes simultâneas de aceleração de estudos. • Garantir a permanência dos estudantes na escola por meio de propostas pedagógicas inovadoras com o uso de metodologias ativas de ensino. • Tornar a escola um espaço atrativo para os estudantes, através da aquisição de materiais pedagógicos e esportivos, uniforme escolares, assim como, de equipamentos de tecnologia e conectividade nas escolas. • Instituir projetos pedagógicos que tratem de assuntos de relevância social como alimentação saudável, o combate ao trabalho infantil e o resgate à infância, combate a violência contra a mulher, educação financeira, educação para o consumo, empreendedorismo e projeto de vida. • Promover a construção da cidadania junto às crianças e adolescentes, desenvolvendo de forma educativa e democrática, competências e habilidades como comunicação, autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação através de projetos esportivos e de incentivo à leitura.
Por se tratar de um projeto amplo da Secretaria de Educação e Cultura de Tramandaí, com um conjunto de ações que visam resgatar valores e sonhos que temos para a educação de nosso município e para a formação cidadã de nossos estudantes, as metodologias utilizadas são diversas e se modelam de acordo com cada estratégia e objetivo. Destaca-se neste sentido alguns dos procedimentos metodológicos adotados: • Projeto Ostra: Classes simultâneas de aceleração de estudos. Uma visão positiva das possibilidades dos alunos e uma aposta no crescimento dos mesmos a partir de propostas específicas de ensino. A finalidade do projeto é corrigir em um ano a distorção idade-série de alunos dos anos finais do ensino fundamental. Tendo como referência esses princípios, o trabalho a ser realizado em sala de aula deve desenvolver-se de maneira intencional e flexível, mobilizando o aluno à participação e ao pensamento crítico e criativo, possibilitando a melhoria de sua autoestima e autoconfiança. Daí a proposta de trabalho por PROJETOS, onde os professores das diferentes componentes curriculares, de forma intra, inter e transdisciplinar, irão compor o currículo flexibilizado, adaptado às realidades, estabelecendo quais as habilidades são mais necessárias para o enfrentamento DA VIDA, que atendam a diferentes dimensões ou níveis de aquisição de conteúdos visto que se trata de alunos com trajetórias escolares diversas. • Surfando na Leitura: Trata-se de um mural virtual para divulgação de práticas pedagógicas de incentivo à leitura desenvolvidas nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. As práticas são desenvolvidas e registradas pelo professor através de um resumo da proposta, com os objetivos, procedimentos adotados e resultados observados. As práticas de incentivo à leitura são desenvolvidas em todos os anos escolares do ensino fundamental, e devem contemplar temas de relevância social ea formação para a cidadania. • Rede da Poesia: Considerando a importância de incentivar as primeiras investidas na arte de escrever e declamar, e tendo em vista o fomento de novos talentos e o desenvolvimento do potencial criativo de cada um, entendemos que a escrita, leitura e declamação de poesias traz para os estudantes uma maior relação com o processo da escrita e melhora o relacionamento com a literatura. Com a aprovação da Lei Federal Nº 14.164 em 10 de junho de 2021, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, tornou-se obrigatória a inclusão nos currículos escolares da temática prevenção da violência contra a mulher, e se instituiu a Semana Escolar de Combate à Violência contra a Mulher no mês de março. Justificamos a escolha do assunto pela possibilidade de abordar temas contemporâneos transversais previstos na Base Nacional Comum Curricular e no Referencial Curricular de Tramandaí, como: Cidadania, Vida Familiar e Social, Educação em Direitos Humanos; além é claro das competências gerais da BNCC: empatia, amabilidade e respeito. Ao lerem e escreverem poesias, além de conhecerem mais sobre esse gênero literário, os alunos podem assimilar novos termos, pesquisar sobre o tema, para a partir disso, se expressarem e, por conseguinte, escreverem e falarem melhor. • Educação Financeira na Escola – Entender e Praticar: Abordagem interdisciplinar, para o desenvolvimento das competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular, e dos temas contemporâneos transversais: educação financeira, educação fiscal, educação para o consumo, empreendedorismo, trabalho, responsabilidade social, previdenciária e ambiental. • Robótica na Escola: Alunos da pré-escola e ciclo de alfabetização de forma lúdica e criativa, desenvolvem o seu pensamento computacional através da iniciação à programação por meio de práticas e interações com kit de robótica educativa.
Entendemos em Tramandaí, que para as escolas serem espaços relevantes para os nossos alunos e comunidades, elas precisam ser interessantes. Neste sentido, os resultados deste conjunto amplo de propostas que tem por intencionalidade tornar o ambiente de aprendizagem acolhedor, atrativo e dinâmico, já começam a aparecer. O engajamento de todos os atores das comunidades escolares nas ações desenvolvidas pela Secretaria de Educação e Cultura ao longo do primeiro semestre letivo é avaliado como muito satisfatório. Professores, funcionários, estudantes assim como seus responsáveis, foram protagonistas de iniciativas que promoveram a valorização do espaço escolar como um local de construção de conhecimento, desenvolvimento de aprendizagens, mas também de socialização, convivência, respeito e formação para a cidadania. O êxito se deu desde as boas práticas de incentivo à leitura até o concurso de receitas criativas e saudáveis para a alimentação escolar; da resolução de problemas através do desenvolvimento da robótica ao resgate à infância e o combate ao trabalho infantil; da implantação da cultura digital nas nossas escolas ao combate à distorção idade-série; do incentivo de práticas esportivas ao combate à violência contra a mulher. Esse conjunto de ações, definidas pela rede municipal de ensino de Tramandaí em 2022 como “Educando com esperança e alegria, resgatando valores e sonhos”, vem corroborando com os processos de Busca Ativa Escolar e de Recomposição das Aprendizagens dos estudantes. Ao passo que a escola se torna um ambiente interessante para o estudante, as possibilidades de recuperação das aprendizagens se ampliam de forma significativa.