Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Boa Vista do Buricá
Entre 5 e 25 mil
Santo Ângelo
Escola
PROJETO 1 - PLANO DE AÇÕES PEDAGÓGICO: INTENSIFICANDO VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Educação Infantil) PROJETO 2 - PROJETO DE RECUPERAÇÃO PEDAGÓGICA E INTENSIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS 2022-2023 (Ensino Fundamental).
Recuperação de aprendizagens
PROJ 1 Explorar sua curiosidade com o ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; Proporcionar momentos de interação com elementos naturais, estimulando as mais diversas sensações; Utilizar o faz de conta como forma de representação das vivências; Promover momentos de interação através das rodas cantadas, canções e cantigas da infância, jogos simbólicos, desenvolvendo habilidades, atenção e autonomia; Organizar espaços ou ambientes educacionais, tendo em mente a indissociabilidade entre o cuidar e o educar; Garantir o direito à aprendizagem dos alunos e o cumprimento dos dias letivos e carga horária, mediante atividades presenciais e quando necessário, das não presenciais. PROJ 2 - De acordo com a BNCC do EF - Anos Iniciais, deve-se valorizar as situações lúdicas de aprendizagem de forma a articular com as experiências vivenciadas na Educação Infantil prevendo uma sistematização progressiva das experiências quanto ao desenvolvimento do aluno com relação ao mundo.Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, nesse sentido faz-se necessário fortalecer a autonomia, oferecendo condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com as diferentes áreas do conhecimento. Valer-se das cinco áreas do conhecimento e suas competências específicas para a formação integral dos alunos do ensino fundamental considerando a progressão do conhecimento e a consolidação das aprendizagens anteriores.
PROJETO 1 - As situações de aprendizagem serão baseadas em atividades lúdicas e recreativas que intermediadas pela ação do professor, buscar-se-á a participação das crianças de forma efetiva, a Educação Infantil deve garantir os direitos de aprendizagem, fundamentada na concepção das crianças terem o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Assim, as aulas serão desenvolvidas por meio de atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança. Buscando a participação, a criatividade e a atenção das crianças para que as aulas sejam agradáveis e dinâmicas. No desenvolver das aulas serão utilizados os seguintes recursos e técnicas: Recursos: Livros, fantoches, tinta, palitos, brinquedos diversos, elementos da natureza, lápis de cor, massa de modelar, bolas, objetos empilháveis (materiais de sucata) Técnicas: Contação de histórias, brincadeiras, dinâmicas de chamadas, músicas, jogos, modelagens. PROJETO 2 - Rodas de conversa, relatos, diálogos, leitura e interpretação de textos e histórias infantis, uso do livro didático, escrita de palavras e frases, vídeos, Projeto Aniversário do Seu Alfabeto, Projeto de Contação de História, material de contagem, jogos pedagógicos e alfabetização. Aproveitamento e recuperação de aprendizagens com atividades realizadas no contraturno para as necessidades específicas, Assistente de Alfabetização nos anos iniciais (1ª e 2ª séries) através do Programa Tempo de Aprender. Auxilio da Assistente Social, dentro da Escola, em casos e situações específicas de baixo rendimento escolar. Sempre que necessário a visita domiciliar. Ofertamos ainda, em contraturno, AEE, Atendimento Educacional Especializado, aos alunos desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.
Estamos tendo um respaldo positivo das práticas desenvolvias, pois temos na maioria, profissionais engajados no desenvolvimento dos projetos, bem como a participação ativa dos alunos e famílias, principalmente nas atividades desenvolvidas no contraturno, assim como nos atendimentos educacionais especializados aos alunos com mais necessidade de atenção. Ainda podemos e queremos fazer muito pelos alunos, pois há necessidade de acolhimento intelectual, emocional e social dessas crianças.
Entre 5 e 25 mil
Santo Ângelo
Escola
PROJETO 1 - PLANO DE AÇÕES PEDAGÓGICO: INTENSIFICANDO VIVÊNCIAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL (Educação Infantil) PROJETO 2 - PROJETO DE RECUPERAÇÃO PEDAGÓGICA E INTENSIFICAÇÃO DAS APRENDIZAGENS 2022-2023 (Ensino Fundamental).
Recuperação de aprendizagens
PROJ 1 Explorar sua curiosidade com o ambiente, valorizando atitudes que contribuam para sua conservação; Proporcionar momentos de interação com elementos naturais, estimulando as mais diversas sensações; Utilizar o faz de conta como forma de representação das vivências; Promover momentos de interação através das rodas cantadas, canções e cantigas da infância, jogos simbólicos, desenvolvendo habilidades, atenção e autonomia; Organizar espaços ou ambientes educacionais, tendo em mente a indissociabilidade entre o cuidar e o educar; Garantir o direito à aprendizagem dos alunos e o cumprimento dos dias letivos e carga horária, mediante atividades presenciais e quando necessário, das não presenciais. PROJ 2 - De acordo com a BNCC do EF - Anos Iniciais, deve-se valorizar as situações lúdicas de aprendizagem de forma a articular com as experiências vivenciadas na Educação Infantil prevendo uma sistematização progressiva das experiências quanto ao desenvolvimento do aluno com relação ao mundo.Já nos Anos Finais do Ensino Fundamental os estudantes se deparam com desafios de maior complexidade, nesse sentido faz-se necessário fortalecer a autonomia, oferecendo condições e ferramentas para acessar e interagir criticamente com as diferentes áreas do conhecimento. Valer-se das cinco áreas do conhecimento e suas competências específicas para a formação integral dos alunos do ensino fundamental considerando a progressão do conhecimento e a consolidação das aprendizagens anteriores.
PROJETO 1 - As situações de aprendizagem serão baseadas em atividades lúdicas e recreativas que intermediadas pela ação do professor, buscar-se-á a participação das crianças de forma efetiva, a Educação Infantil deve garantir os direitos de aprendizagem, fundamentada na concepção das crianças terem o direito de conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Assim, as aulas serão desenvolvidas por meio de atividades que sejam próprias do mundo lúdico e do imaginário da criança. Buscando a participação, a criatividade e a atenção das crianças para que as aulas sejam agradáveis e dinâmicas. No desenvolver das aulas serão utilizados os seguintes recursos e técnicas: Recursos: Livros, fantoches, tinta, palitos, brinquedos diversos, elementos da natureza, lápis de cor, massa de modelar, bolas, objetos empilháveis (materiais de sucata) Técnicas: Contação de histórias, brincadeiras, dinâmicas de chamadas, músicas, jogos, modelagens. PROJETO 2 - Rodas de conversa, relatos, diálogos, leitura e interpretação de textos e histórias infantis, uso do livro didático, escrita de palavras e frases, vídeos, Projeto Aniversário do Seu Alfabeto, Projeto de Contação de História, material de contagem, jogos pedagógicos e alfabetização. Aproveitamento e recuperação de aprendizagens com atividades realizadas no contraturno para as necessidades específicas, Assistente de Alfabetização nos anos iniciais (1ª e 2ª séries) através do Programa Tempo de Aprender. Auxilio da Assistente Social, dentro da Escola, em casos e situações específicas de baixo rendimento escolar. Sempre que necessário a visita domiciliar. Ofertamos ainda, em contraturno, AEE, Atendimento Educacional Especializado, aos alunos desde a Educação Infantil até as séries finais do Ensino Fundamental.
Estamos tendo um respaldo positivo das práticas desenvolvias, pois temos na maioria, profissionais engajados no desenvolvimento dos projetos, bem como a participação ativa dos alunos e famílias, principalmente nas atividades desenvolvidas no contraturno, assim como nos atendimentos educacionais especializados aos alunos com mais necessidade de atenção. Ainda podemos e queremos fazer muito pelos alunos, pois há necessidade de acolhimento intelectual, emocional e social dessas crianças.