Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Santiago
Entre 25 e 50 mil
Santa Maria
Escola
Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz
Recuperação de aprendizagens
Promover a aprendizagem significativa do aluno, realizando a complementação curricular por meio de espaços de aprendizagem, para que o aluno seja o protagonista de suas próprias vivências, oferecendo um ambiente escolar prazeroso e desafiador que permita seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético. Proporcionar atividades lúdicas que propiciem a reflexão sobre a ação e a participação responsável como cidadãos na comunidade em que vivem, integrando a escola e a família na perspectiva de fortalecer os vínculos. Realizar contações de histórias dinâmicas envolventes para desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem. Demonstrar que a alfabetização matemática e o letramento estão presentes na vida de cada indivíduo, bem como, aguçar sua utilidade em atividades práticas, instigando o raciocínio lógico e pensamento crítico. Realizar um trabalho socioeducativo com diretrizes inclusivas de extrema relevância como fator amenizador das desigualdades sociais locais. Contribuir para o desenvolvimento corporal e mental através de atuações e técnicas teatrais, estimulando a desinibição, pensamento crítico e o comprometimento, bem como, fortalecer relações inter e intrapessoais.
A Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz, é uma política pública de atendimento sócio educacional para crianças e adolescentes da rede municipal, em turno oposto da escola formal. As crianças são conduzidas até a escola através do transporte escolar que as busca no território, em frente as escolas de origem. Lá recebem refeições (café da manhã, almoço e lanche), também rotinas de higiene pessoal e uma rotina de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, descritas conforme segue: Na Educação Infantil, a dinâmica de atendimento acontece com a professora regente, proporcionando atividades lúdicas e prazerosas em que a infância seja valorizada e priorizada. Cada turma terá 01 hora/aula nas oficinas pedagógicas de informática, recreação e educação musical. Além disso, esta modalidade terá horário previamente agendado 02 horas semanais para fazer uso da sala lúdica. Para a etapa dos Anos Iniciais será por meio de espaços de aprendizagem, que acontecem em cargas horárias diferenciadas por turnos e dias da semana. Letramento: Contações de histórias, atividades diversificadas para registro, jogos pedagógicos, explorações de diferentes gêneros textuais, incentivando a leitura e a escrita. Alfabetização Matemática: Jogos pedagógicos e recursos materiais variados que estimulem o raciocínio lógico, na qual as crianças entendam o uso da matemática no dia-a-dia. Laboratório de Ciências: Espaço que propicie a observação, curiosidade e experimentação, trabalhando também a conscientização ambiental como um todo. Pintando o sete: Espaço semelhante a um ateliê, na qual as crianças possam explorar diferentes técnicas artísticas, confeccionando jogos, brinquedos, objetos, etc, além de conhecerem a vida e obras de artistas renomados nessa área. Educação Musical: Espaço que desenvolva o gosto pelo canto e pela música, na qual as crianças tenham percepção rítmica e corporal a partir do contato com instrumentos musicais variados. Recreação: Espaço para a prática de atividades físicas orientadas de acordo com a faixa etária com dinamização de brincadeiras corporais a partir de regras pré-estabelecidas, priorizando o respeito mútuo. Informática: Momentos direcionados para o contato com computadores e internet – jogos online, pesquisas, digitação, etc. Espaço de Convivência: Atividades que levem as crianças a refletir, trabalhando valores e dinâmicas com temas pertinentes: amor, amizade, solidariedade, etc). Além destes, são ofertadas as oficinas por adesão: Música, canto e instrumentos Capoeira Dança folclórica Dança Moderna Robótica Teatro Judô Natação Artesanato Esporte
A avaliação e monitoramento acontecerá trimestralmente, em que a EMTO Criança Feliz enviará às escolas de origem dos alunos matriculados, um questionário com fatores relacionados à socialização, aprendizagem, entre outros aspectos, a fim de subsidiar uma análise da realidade, servindo esta prática como indicativo de onde estamos e para onde queremos ir, qualificando e redimensionando o fazer pedagógico e administrativo. Sendo assim, no decorrer do ano letivo, teremos três levantamentos pertinentes a cada aluno para que se possam compilar dados, efetivando assim, uma estratégia de avaliação como prática contínua, diagnóstica, investigativa, participativa, democrática e emancipatória, considerando o aluno como um todo, na sua singularidade e com sua bagagem vivencial. Esses dados gerarão gráficos, os quais no encerramento do ano letivo, serão levados ao conhecimento de pais e/ou responsáveis, apontando indicativos do trabalho realizado nesta instituição. Como resultados imediatos, na avaliação diagnóstica institucional da rede municipal, constatou-se que dos 420 estudantes matriculados na EMTO, apenas 20 estudantes tiveram avaliação no nível Abaixo do Básico na aprendizagem. Também a EMTO, realiza acolhimento constante as famílias através da Assistente Social e Psicologia Escolar do SAEI (Serviços de Atendimentos e Estudos Interdisciplinares) Girassol da SMEC Santiago.
Entre 25 e 50 mil
Santa Maria
Escola
Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz
Recuperação de aprendizagens
Promover a aprendizagem significativa do aluno, realizando a complementação curricular por meio de espaços de aprendizagem, para que o aluno seja o protagonista de suas próprias vivências, oferecendo um ambiente escolar prazeroso e desafiador que permita seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético. Proporcionar atividades lúdicas que propiciem a reflexão sobre a ação e a participação responsável como cidadãos na comunidade em que vivem, integrando a escola e a família na perspectiva de fortalecer os vínculos. Realizar contações de histórias dinâmicas envolventes para desenvolver a imaginação, a criatividade, o gosto pela leitura e pela linguagem. Demonstrar que a alfabetização matemática e o letramento estão presentes na vida de cada indivíduo, bem como, aguçar sua utilidade em atividades práticas, instigando o raciocínio lógico e pensamento crítico. Realizar um trabalho socioeducativo com diretrizes inclusivas de extrema relevância como fator amenizador das desigualdades sociais locais. Contribuir para o desenvolvimento corporal e mental através de atuações e técnicas teatrais, estimulando a desinibição, pensamento crítico e o comprometimento, bem como, fortalecer relações inter e intrapessoais.
A Escola Municipal de Turno Oposto Criança Feliz, é uma política pública de atendimento sócio educacional para crianças e adolescentes da rede municipal, em turno oposto da escola formal. As crianças são conduzidas até a escola através do transporte escolar que as busca no território, em frente as escolas de origem. Lá recebem refeições (café da manhã, almoço e lanche), também rotinas de higiene pessoal e uma rotina de atividades pedagógicas, culturais e esportivas, descritas conforme segue: Na Educação Infantil, a dinâmica de atendimento acontece com a professora regente, proporcionando atividades lúdicas e prazerosas em que a infância seja valorizada e priorizada. Cada turma terá 01 hora/aula nas oficinas pedagógicas de informática, recreação e educação musical. Além disso, esta modalidade terá horário previamente agendado 02 horas semanais para fazer uso da sala lúdica. Para a etapa dos Anos Iniciais será por meio de espaços de aprendizagem, que acontecem em cargas horárias diferenciadas por turnos e dias da semana. Letramento: Contações de histórias, atividades diversificadas para registro, jogos pedagógicos, explorações de diferentes gêneros textuais, incentivando a leitura e a escrita. Alfabetização Matemática: Jogos pedagógicos e recursos materiais variados que estimulem o raciocínio lógico, na qual as crianças entendam o uso da matemática no dia-a-dia. Laboratório de Ciências: Espaço que propicie a observação, curiosidade e experimentação, trabalhando também a conscientização ambiental como um todo. Pintando o sete: Espaço semelhante a um ateliê, na qual as crianças possam explorar diferentes técnicas artísticas, confeccionando jogos, brinquedos, objetos, etc, além de conhecerem a vida e obras de artistas renomados nessa área. Educação Musical: Espaço que desenvolva o gosto pelo canto e pela música, na qual as crianças tenham percepção rítmica e corporal a partir do contato com instrumentos musicais variados. Recreação: Espaço para a prática de atividades físicas orientadas de acordo com a faixa etária com dinamização de brincadeiras corporais a partir de regras pré-estabelecidas, priorizando o respeito mútuo. Informática: Momentos direcionados para o contato com computadores e internet – jogos online, pesquisas, digitação, etc. Espaço de Convivência: Atividades que levem as crianças a refletir, trabalhando valores e dinâmicas com temas pertinentes: amor, amizade, solidariedade, etc). Além destes, são ofertadas as oficinas por adesão: Música, canto e instrumentos Capoeira Dança folclórica Dança Moderna Robótica Teatro Judô Natação Artesanato Esporte
A avaliação e monitoramento acontecerá trimestralmente, em que a EMTO Criança Feliz enviará às escolas de origem dos alunos matriculados, um questionário com fatores relacionados à socialização, aprendizagem, entre outros aspectos, a fim de subsidiar uma análise da realidade, servindo esta prática como indicativo de onde estamos e para onde queremos ir, qualificando e redimensionando o fazer pedagógico e administrativo. Sendo assim, no decorrer do ano letivo, teremos três levantamentos pertinentes a cada aluno para que se possam compilar dados, efetivando assim, uma estratégia de avaliação como prática contínua, diagnóstica, investigativa, participativa, democrática e emancipatória, considerando o aluno como um todo, na sua singularidade e com sua bagagem vivencial. Esses dados gerarão gráficos, os quais no encerramento do ano letivo, serão levados ao conhecimento de pais e/ou responsáveis, apontando indicativos do trabalho realizado nesta instituição. Como resultados imediatos, na avaliação diagnóstica institucional da rede municipal, constatou-se que dos 420 estudantes matriculados na EMTO, apenas 20 estudantes tiveram avaliação no nível Abaixo do Básico na aprendizagem. Também a EMTO, realiza acolhimento constante as famílias através da Assistente Social e Psicologia Escolar do SAEI (Serviços de Atendimentos e Estudos Interdisciplinares) Girassol da SMEC Santiago.