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Parobé
Entre 50 e 100 mil
Novo Hamburgo
Gestão municipal
MIHCA- Programa de Mapeamento e Intervenção de Habilidades Acadêmicas e Cognitivas
Recuperação de aprendizagens

Tem como objetivo de acolher os alunos, de 2º ao 5º anos, com perfil de acolhimento interventivo em pequenos grupos, mapeando as principais dificuldades de aprendizagem dos alunos, por meio de testes psicométricos, para basear intervenções de reabilitação e estimulação neuropsicológica, com ênfase em habilidades cognitivas como atenção, memória, funções executivas; habilidades de aritmética, leitura e escrita, preditores de sucesso acadêmico dos estudantes.

O MIHCA é baseado na Neuropsicologia Escolar por meio de mapeamento e intervenção (precoce-preventiva e remediativa) das funções cognitivas, acadêmicas e socioemocionais no contexto escolar. Aplica tarefas de estimulação neuropsicológica, promovendo estímulos cognitivos, emocionais e sociais com ênfase nas funções executivas, habilidades cognitivas de prontidão para a alfabetização - desde sensação, percepção, orientação, atenção e memória a linguagem, cálculo, praxias e raciocínio, estimuladas por meio de uma metodologia que estimula a constância de estímulos diários, semanais e mensais - Rotinas.

A partir dos resultados, o programa MIHCA LabFEx (Laboratório de Funções Executivas) realizado no contraturno, em 2021, a proposta foi adaptada para o projeto de férias do município, realizada em janeiro de 2022. Os alunos com dificuldades de aprendizagem, de 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental, foram indicados pelas escolas e frequentaram o projeto por trinta dias, sendo a intervenção MIHCA realizada de segunda a quinta-feira, nesse período, composta por mapeamento pré e pós intervenção e tarefas específicas para estímulo de habilidades preditoras do processo de neuroalfabetização e funções executivas. Os resultados quantitativos percebidos nos instrumentos e qualitativos observados pelos professores, tanto em relação às questões comportamentais, quanto em relação à proposta metodológica para os professores, foram indicadores importantes para a rede. No início do ano letivo de 2022 o Programa MIHCA foi estruturado para a sala de aula regular, em uma proposta piloto para o 5º ano, em função da necessidade de estratégias para recomposição de aprendizagem nesse ano escolar. O MIHCA Sala de Aula é composto também por mapeamento de habilidades pré e pós intervenção. Resultados qualitativos É realizado o acompanhamento mensal com os profissionais multiplicadores do programa, tanto MIHCA LabFEx quanto MIHCA Sala de Aula. Por meio de relatos em seminário de socialização de práticas, formulários de acompanhamento e visitas às turmas, observa-se melhora significativa: * quanto à atenção dos alunos na realização das tarefas propostas; * na organização de seus materiais; * no planejamento das etapas para realização do que é proposto; * na motivação dos alunos e participação dos alunos em relação às tarefas individuais e coletivas; * na habilidade de auto e heterorregulação, que impacta em questões comportamentais; * na organização e dinamismo do planejamento dos professores;

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