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Parobé
Entre 50 e 100 mil
Novo Hamburgo
Gestão municipal
Projeto Escola De Todos Para Todos
Busca ativa escolar
Mobilizar a rede de proteção da infância e juventude municipal para intervir nas situações de infrequência e evasão escolar, com perspectiva de prevenção, resgate e acolhimento personalizado com vista a permanência na escola.
A Secretaria Municipal de Educação de Parobé entende as questões relacionadas a evasão escolar como uma demanda parte das expressões da questão social, logo a intervenção deve ocorrer de forma intersetorial, visto a necessidade de sermos amparados por políticas públicas abrangentes, que possam atender os sujeitos de forma integral. Para tanto, previamente foi criado referências em cada escola municipal, as quais fazem o diálogo com os responsáveis pelos estudantes, bem como, junto aos demais profissionais da rede de proteção, em especial nas reuniões de rede que acontecem periodicamente em cada zoneamento da cidade. Os profissionais referência de cada escola municipal participam de reuniões formativas, a fim de construir e assegurar a manutenção do fluxo da busca ativa escolar, que consiste em cinco etapas: 1° Escola - contato - Estudante e Responsáveis = Sem Êxito. 2° Escola - contato - Rede de Proteção = Sem Êxito. 3° Escola - contato - Secretaria Municipal de Educação - contato - Estudante e Responsáveis = Sem Êxito. Secretaria Municipal de Educação - contato - Rede de Proteção = Sem Êxito. Secretaria Municipal de Educação encaminha para a Escola. 4° Escola - Registro no Sistema FICAI - on line. 5° Intervenção do Conselho Tutelar. A qualquer tempo o estudante que retorna de um período de infrequência é acolhido pela equipe gestora da escola com o objetivo de criar um ambiente adequado ao momento e situá-lo no processo de aprendizagem. As situações envolvendo problemas de aprendizagem, serão discutidas com as equipes dos programas de recomposição da aprendizagem. Na tentativa de dinamizar os contatos e assegurar os registros, foi criado um e-mail que é amplamente divulgado na rede de proteção municipal, servindo inclusive para receber denúncias sobre a violação do direito ao espaço escolar. A formação permanente é imprescindível para que os profissionais, referências das escolas, possam refletir sobre as temáticas contemporâneas, reconhecê-las em seus cotidianos e articular ações junto a rede de proteção municipal, a fim de oferecer efetivo suporte aos estudantes e suas famílias, tornando a escola um ambiente inclusivo, em que o princípio da equidade é fundante a cada ação implementada, prevenindo casos futuros de infrequência e evasão escolar.
O processo formativo realizado junto às referências das escolas prevê momentos de avaliação, desta forma, considerando o término do segundo semestre foi realizada uma avaliação em que foi observado a necessidade de aprimorar prazos, reduzindo o tempo em que se desenvolve cada etapa do fluxo. O mesmo ocorrerá no término do ano letivo, quando teremos elementos para qualificar o processo para o ano de 2023. Atualmente, estamos trabalhando com uma planilha que nos oferece um panorama, por escola, possibilitando visualizar situações sem acompanhamento e por conseguinte, sem retorno a escola. Esses dados, serão quantificados e encaminhados para discussão junto ao Conselho Tutelar e o Ministério Público. O somatório desses elementos serão lançados e servirão como indicadores para fomentar novas ações intersetoriais.
Entre 50 e 100 mil
Novo Hamburgo
Gestão municipal
Projeto Escola De Todos Para Todos
Busca ativa escolar
Mobilizar a rede de proteção da infância e juventude municipal para intervir nas situações de infrequência e evasão escolar, com perspectiva de prevenção, resgate e acolhimento personalizado com vista a permanência na escola.
A Secretaria Municipal de Educação de Parobé entende as questões relacionadas a evasão escolar como uma demanda parte das expressões da questão social, logo a intervenção deve ocorrer de forma intersetorial, visto a necessidade de sermos amparados por políticas públicas abrangentes, que possam atender os sujeitos de forma integral. Para tanto, previamente foi criado referências em cada escola municipal, as quais fazem o diálogo com os responsáveis pelos estudantes, bem como, junto aos demais profissionais da rede de proteção, em especial nas reuniões de rede que acontecem periodicamente em cada zoneamento da cidade. Os profissionais referência de cada escola municipal participam de reuniões formativas, a fim de construir e assegurar a manutenção do fluxo da busca ativa escolar, que consiste em cinco etapas: 1° Escola - contato - Estudante e Responsáveis = Sem Êxito. 2° Escola - contato - Rede de Proteção = Sem Êxito. 3° Escola - contato - Secretaria Municipal de Educação - contato - Estudante e Responsáveis = Sem Êxito. Secretaria Municipal de Educação - contato - Rede de Proteção = Sem Êxito. Secretaria Municipal de Educação encaminha para a Escola. 4° Escola - Registro no Sistema FICAI - on line. 5° Intervenção do Conselho Tutelar. A qualquer tempo o estudante que retorna de um período de infrequência é acolhido pela equipe gestora da escola com o objetivo de criar um ambiente adequado ao momento e situá-lo no processo de aprendizagem. As situações envolvendo problemas de aprendizagem, serão discutidas com as equipes dos programas de recomposição da aprendizagem. Na tentativa de dinamizar os contatos e assegurar os registros, foi criado um e-mail que é amplamente divulgado na rede de proteção municipal, servindo inclusive para receber denúncias sobre a violação do direito ao espaço escolar. A formação permanente é imprescindível para que os profissionais, referências das escolas, possam refletir sobre as temáticas contemporâneas, reconhecê-las em seus cotidianos e articular ações junto a rede de proteção municipal, a fim de oferecer efetivo suporte aos estudantes e suas famílias, tornando a escola um ambiente inclusivo, em que o princípio da equidade é fundante a cada ação implementada, prevenindo casos futuros de infrequência e evasão escolar.
O processo formativo realizado junto às referências das escolas prevê momentos de avaliação, desta forma, considerando o término do segundo semestre foi realizada uma avaliação em que foi observado a necessidade de aprimorar prazos, reduzindo o tempo em que se desenvolve cada etapa do fluxo. O mesmo ocorrerá no término do ano letivo, quando teremos elementos para qualificar o processo para o ano de 2023. Atualmente, estamos trabalhando com uma planilha que nos oferece um panorama, por escola, possibilitando visualizar situações sem acompanhamento e por conseguinte, sem retorno a escola. Esses dados, serão quantificados e encaminhados para discussão junto ao Conselho Tutelar e o Ministério Público. O somatório desses elementos serão lançados e servirão como indicadores para fomentar novas ações intersetoriais.