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Osório
Entre 25 e 50 mil
Osório
Escola
"Volta às aulas no contexto da Pandemia".
Busca ativa escolar

• Desenvolver olhar para as competências socioemocionais voltadas para a readaptação à rotina escolar; • Dar atenção às emoções e sentimentos da equipe escolar e dos estudantes, através do acolhimento e empatia; • Promover a socialização empática entre professores, entre estudantes e entre professores e estudantes; • Levar em consideração as demandas e necessidades dos que compõem a comunidade escolar promovendo espaços de escuta; • Aprender a lidar com a nova realidade; • Construir vínculos no ambiente escolar com intuito de reduzir índices de infrequência e abandono dos alunos;

Com a definição de retorno presencial obrigatório, a partir de fevereiro/22, organizamos ações de acolhimento para servidores e alunos, desde o primeiro momento de chegada à escola; nos dias de formação administrativa e pedagógica para professores e funcionários, contratamos palestra com Psicóloga com experiência na abordagem de humanização e psicologia das relações interpessoais e familiares. No primeiro dia letivo, fizemos a recepção aos alunos com dinâmicas e entrega de mimos, organizados pela Equipe Diretiva e Professores e, na sequência, tivemos falas da psicóloga através do PSE (Programa Saúde na Escola), sobre as expectativas do retorno ao ambiente escolar. Nas duas primeiras semanas de março, os professores desenvolveram ações neste sentido, dentro do seu período de sondagem. Na segunda quinzena de março, tivemos reunião com os pais para apresentação das ações desenvolvidas com os alunos até aquela data, escuta das expectativas e necessidades e apresentação do calendário letivo. A partir destes movimentos iniciais, os professores foram relatando os desafios encontrados diariamente em sala de aula, tais como: intolerância entre os alunos, baixa adesão para realização das atividades em sala de aula, uso constante e frequente das redes sociais para assuntos fora do contexto escolar, dificuldade, por parte dos alunos, para permanecer em sala de aula, além de relatos de que não queriam estar na escola. Com estas informações, reforçamos nossas ações de chamamento e escuta as famílias, fortalecemos nossa parceria com a rede de apoio (PSE/Conselho Tutelar) e, ao mesmo tempo, convidamos parceiros voluntários para falar sobre o uso da internet, por exemplo. “Internamente”, equipe pedagógica e professores, aproveitaram temas/datas comemorativas para construção de trabalhos mais colaborativos e dinâmicos, a fim de fortalecer vínculo e promover a permanência harmoniosa dos alunos na escola.

Estas são ações que seguem sendo desenvolvidas no decorrer do ano letivo na escola; como resultado temos observado o trabalho mais colaborativo entre os próprios alunos (podemos ilustrar a Gincana e Bingo Junino, Brechó Solidário, como exemplo); maior permanência dos alunos em sala de aula; diminuição dos conflitos entre os alunos e, o que julgamos fundamental, menor número de abertura de FICAI, se compararmos nossa própria escola, em igual período.

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