Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Osório
Entre 25 e 50 mil
Osório
Rede intersetorial
Ação conjunta de prevenção á infrequência e Evasão Escolar.
Busca ativa escolar
Estabelecer estratégias Inter setoriais e preventivas contra a infrequência e evasão escolar; Organizar e coordenar o comitê municipal de Busca ativa; Realizar ações preventivas da contra a infrequência escolar nas comunidades junto às famílias; Identificar os principais motivadores da infrequência escolar.
Estratégias escolares: roda de conversa e reuniões com as famílias para acompanhamento da vida escolar dos estudantes; projetos de valorização da frequência e convivência escolar tais como: faltômetro, gincanas; trabalho com grupos de adolescentes: projeto de vida e protagonismo escolar; mapeamento das faltas com elaboração de documento de registro das mesmas por ano, sexo, idade, período escolar, etc... Estratégias do comitê: estabelecer o fluxo para Busca ativa municipal com a ação de todos os agentes (escola, assistente social, conselho tutelar, secretarias da saúde e assistência e ministério público)
Até o momento mais de 70 alunos em idade escolar que estavam fora da escola forma encaminhados para a escola; a infrequência tem reduzido nos estabelecimento de ensino, o abandono na rede municipal está zerado. E tem reduzido na rede estadual.
Entre 25 e 50 mil
Osório
Rede intersetorial
Ação conjunta de prevenção á infrequência e Evasão Escolar.
Busca ativa escolar
Estabelecer estratégias Inter setoriais e preventivas contra a infrequência e evasão escolar; Organizar e coordenar o comitê municipal de Busca ativa; Realizar ações preventivas da contra a infrequência escolar nas comunidades junto às famílias; Identificar os principais motivadores da infrequência escolar.
Estratégias escolares: roda de conversa e reuniões com as famílias para acompanhamento da vida escolar dos estudantes; projetos de valorização da frequência e convivência escolar tais como: faltômetro, gincanas; trabalho com grupos de adolescentes: projeto de vida e protagonismo escolar; mapeamento das faltas com elaboração de documento de registro das mesmas por ano, sexo, idade, período escolar, etc... Estratégias do comitê: estabelecer o fluxo para Busca ativa municipal com a ação de todos os agentes (escola, assistente social, conselho tutelar, secretarias da saúde e assistência e ministério público)
Até o momento mais de 70 alunos em idade escolar que estavam fora da escola forma encaminhados para a escola; a infrequência tem reduzido nos estabelecimento de ensino, o abandono na rede municipal está zerado. E tem reduzido na rede estadual.