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Flores da Cunha
Entre 25 e 50 mil
Caxias do Sul
Escola
Apoio Pedagógico: do acolhimento emocional ao resgate das aprendizagens
Recuperação de aprendizagens
Promover atividades extracurriculares para melhorar os processos de ensino e de aprendizagens visando o desenvolvimento de competências e habilidades que não foram contempladas durante o período pandêmico (COVID-19).
A recuperação das aprendizagens teve início no ano de 2021, ainda em meio ao momento pandêmico. O início do ano letivo se deu de forma presencial escalonada e houve uma grande mobilização da escola para resgatar os estudantes. Desde o início, os estudantes que não estavam de forma presencial, acompanhavam as aulas de forma síncrona, pelo Google Meet. Por meio de estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula e com o auxílio da plataforma Google Classroom foi possibilitado, o acesso à educação e interações com colegas e professores. O município, enquanto poder público, também equipou as escolas e ofereceu condições para que a aprendizagem pudesse ocorrer, mesmo em meio a pandemia. Umas das estratégias para foi focar, nos estudantes que estavam presentes na escola e assim sanar as dificuldades. Essa estratégia foi acompanhada, de perto, pela coordenação pedagógica. Todas as aulas foram postadas na plataforma e para os estudantes que não tinham acesso, foram disponibilizadas cópias físicas. Neste ano, as recuperações das aprendizagens estão sendo feitas através de um planejamento direcionado durante as aulas. Os avanços são registrados em planilhas. Além disso, a SMECD, juntamente com coordenação pedagógica das escolas fez um levantando, diagnosticando estudantes que apresentavam lacunas e/ou defasagens em relação ao nível de ensino em curso e, a partir destes dados, observou-se a necessidade de elaborar um projeto de Apoio Pedagógico principalmente nas áreas de alfabetização, letramento, Língua Portuguesa e Matemática. O Apoio Pedagógico está acontecendo nas nove escolas de ensino fundamental, no contraturno escolar, uma vez por semana, com carga-horária de 4 horas. O projeto teve início em 01 de julho, com data prevista para finalização em 02 de dezembro, e destina-se aos estudantes do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental – nível de alfabetização e letramento, e, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Foram contratados professores especializados para ministrar essas aulas, bem como, organizou-se o transporte escolar e alimentação (lanches e almoço). Para os anos iniciais, em algumas escolas, os estudantes foram divididos em dois grupos: 2º e 3º ano, com máximo de 15 estudantes e 4º e 5º ano, com máximo de 15 estudantes. Para os anos finais, na maioria das escolas, houve a divisão em 6º e 7º ano e 8º e 9º ano. Escolas com número maior de estudantes, foram mantidas as turmas em cada ano. Duas escolas são de turno integral e, portanto, realizam momentos de reforço escolar e oficinas, visando o desenvolvimento integralmente do estudante. Para que o Apoio Pedagógico gere os resultados esperados, um documento norteador foi organizado pela SMECD, de modo a orientar o desenvolvimento de habilidades básicas propostas pela BNCC. Entretanto, outras habilidades podem, e devem ser desenvolvidas sempre que for necessário. Além disso, será realizado registro de frequência dos estudantes diariamente em planilha disponibilizada no Google Drive, bem como a avaliação do processo se dará em dois momentos. Vale ressaltar que os estudantes NEEs e com dificuldade também foram atendidos no Núcleo Interdisciplinar de Atendimento Especializado que conta com psicopedagogos, psicomotricista, psicólogos e fonoaudiólogos. Outro projeto que se destacou para a retomada das aprendizagens foi o projeto Mediando Relações executado pela psicologia escolar. A psicologia escolar teve início em novembro de 2021, para todas as escolas da rede municipal, com carga-horária de 08 a 12 horas por semana, no turno da manhã e da tarde. O projeto teve como propósito, proporcionar melhorias no ambiente educacional, incluindo aspectos emocionais, individuais, familiares e psicoafetivos, contribuindo de forma significativa para melhorar o desempenho dos estudantes e o desenvolvimento das competências socioemocionais.
O Apoio Pedagógico que está sendo realizado nas escolas da rede municipal de ensino tem como propósito tornar-se um processo mediador e diagnóstico, possibilitando que o estudante possa retomar, a todo o tempo, os conceitos para desenvolver as competências e habilidades que não foram desenvolvidas durante o período pandêmico. As avaliações das aprendizagens estão previstas para setembro e novembro. Por trata-se de um processo de aprendizagem, a expressão dos resultados obtidos se dará por meio de conceitos, tanto para os anos iniciais, quanto para os anos finais, sendo: (A) - Atingiu os objetivos propostos; (B) - Atingiu parcialmente os objetivos propostos; (C) - O aluno demonstrou dificuldades em atingir os objetivos propostos, necessitando de intervenção constante do professor. Destaca-se que o projeto já tem demonstrado, participação efetiva e assídua dos estudantes, redução nos índices de dificuldades e tem promovido processos significativos de aprendizagem, pois tem possibilitado aos estudantes a construção dos conceitos através de materiais concretos e o atendimento direcionados por estarem em grupos menores. Para acompanhar os processos e o bom andamento do projeto, foram criados documentos pela SMECD, disponibilizado através do Google Drive, nos quais o professor fornece informações sobre o andamento dos processos e da frequência dos estudantes, possibilitando assim a acompanhamento do projeto e o planejamento de ações futuras. Outro aspecto positivo está sendo o Projeto Mediando Relações que tem contribuído para o acolhimento emocional dos estudantes, dos professores e das famílias, mediando conflitos e possibilitando um ambiente escolar propício para o desenvolvimento do estudante. Este projeto tem demonstrado uma redução nos impactos de distanciamento deixado pela pandemia. Também há indícios do desenvolvimento das competências socioemocionais nos estudantes, principalmente a empatia.
Entre 25 e 50 mil
Caxias do Sul
Escola
Apoio Pedagógico: do acolhimento emocional ao resgate das aprendizagens
Recuperação de aprendizagens
Promover atividades extracurriculares para melhorar os processos de ensino e de aprendizagens visando o desenvolvimento de competências e habilidades que não foram contempladas durante o período pandêmico (COVID-19).
A recuperação das aprendizagens teve início no ano de 2021, ainda em meio ao momento pandêmico. O início do ano letivo se deu de forma presencial escalonada e houve uma grande mobilização da escola para resgatar os estudantes. Desde o início, os estudantes que não estavam de forma presencial, acompanhavam as aulas de forma síncrona, pelo Google Meet. Por meio de estratégias utilizadas pelos professores em sala de aula e com o auxílio da plataforma Google Classroom foi possibilitado, o acesso à educação e interações com colegas e professores. O município, enquanto poder público, também equipou as escolas e ofereceu condições para que a aprendizagem pudesse ocorrer, mesmo em meio a pandemia. Umas das estratégias para foi focar, nos estudantes que estavam presentes na escola e assim sanar as dificuldades. Essa estratégia foi acompanhada, de perto, pela coordenação pedagógica. Todas as aulas foram postadas na plataforma e para os estudantes que não tinham acesso, foram disponibilizadas cópias físicas. Neste ano, as recuperações das aprendizagens estão sendo feitas através de um planejamento direcionado durante as aulas. Os avanços são registrados em planilhas. Além disso, a SMECD, juntamente com coordenação pedagógica das escolas fez um levantando, diagnosticando estudantes que apresentavam lacunas e/ou defasagens em relação ao nível de ensino em curso e, a partir destes dados, observou-se a necessidade de elaborar um projeto de Apoio Pedagógico principalmente nas áreas de alfabetização, letramento, Língua Portuguesa e Matemática. O Apoio Pedagógico está acontecendo nas nove escolas de ensino fundamental, no contraturno escolar, uma vez por semana, com carga-horária de 4 horas. O projeto teve início em 01 de julho, com data prevista para finalização em 02 de dezembro, e destina-se aos estudantes do 2° ao 5° ano do Ensino Fundamental – nível de alfabetização e letramento, e, 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental – componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática. Foram contratados professores especializados para ministrar essas aulas, bem como, organizou-se o transporte escolar e alimentação (lanches e almoço). Para os anos iniciais, em algumas escolas, os estudantes foram divididos em dois grupos: 2º e 3º ano, com máximo de 15 estudantes e 4º e 5º ano, com máximo de 15 estudantes. Para os anos finais, na maioria das escolas, houve a divisão em 6º e 7º ano e 8º e 9º ano. Escolas com número maior de estudantes, foram mantidas as turmas em cada ano. Duas escolas são de turno integral e, portanto, realizam momentos de reforço escolar e oficinas, visando o desenvolvimento integralmente do estudante. Para que o Apoio Pedagógico gere os resultados esperados, um documento norteador foi organizado pela SMECD, de modo a orientar o desenvolvimento de habilidades básicas propostas pela BNCC. Entretanto, outras habilidades podem, e devem ser desenvolvidas sempre que for necessário. Além disso, será realizado registro de frequência dos estudantes diariamente em planilha disponibilizada no Google Drive, bem como a avaliação do processo se dará em dois momentos. Vale ressaltar que os estudantes NEEs e com dificuldade também foram atendidos no Núcleo Interdisciplinar de Atendimento Especializado que conta com psicopedagogos, psicomotricista, psicólogos e fonoaudiólogos. Outro projeto que se destacou para a retomada das aprendizagens foi o projeto Mediando Relações executado pela psicologia escolar. A psicologia escolar teve início em novembro de 2021, para todas as escolas da rede municipal, com carga-horária de 08 a 12 horas por semana, no turno da manhã e da tarde. O projeto teve como propósito, proporcionar melhorias no ambiente educacional, incluindo aspectos emocionais, individuais, familiares e psicoafetivos, contribuindo de forma significativa para melhorar o desempenho dos estudantes e o desenvolvimento das competências socioemocionais.
O Apoio Pedagógico que está sendo realizado nas escolas da rede municipal de ensino tem como propósito tornar-se um processo mediador e diagnóstico, possibilitando que o estudante possa retomar, a todo o tempo, os conceitos para desenvolver as competências e habilidades que não foram desenvolvidas durante o período pandêmico. As avaliações das aprendizagens estão previstas para setembro e novembro. Por trata-se de um processo de aprendizagem, a expressão dos resultados obtidos se dará por meio de conceitos, tanto para os anos iniciais, quanto para os anos finais, sendo: (A) - Atingiu os objetivos propostos; (B) - Atingiu parcialmente os objetivos propostos; (C) - O aluno demonstrou dificuldades em atingir os objetivos propostos, necessitando de intervenção constante do professor. Destaca-se que o projeto já tem demonstrado, participação efetiva e assídua dos estudantes, redução nos índices de dificuldades e tem promovido processos significativos de aprendizagem, pois tem possibilitado aos estudantes a construção dos conceitos através de materiais concretos e o atendimento direcionados por estarem em grupos menores. Para acompanhar os processos e o bom andamento do projeto, foram criados documentos pela SMECD, disponibilizado através do Google Drive, nos quais o professor fornece informações sobre o andamento dos processos e da frequência dos estudantes, possibilitando assim a acompanhamento do projeto e o planejamento de ações futuras. Outro aspecto positivo está sendo o Projeto Mediando Relações que tem contribuído para o acolhimento emocional dos estudantes, dos professores e das famílias, mediando conflitos e possibilitando um ambiente escolar propício para o desenvolvimento do estudante. Este projeto tem demonstrado uma redução nos impactos de distanciamento deixado pela pandemia. Também há indícios do desenvolvimento das competências socioemocionais nos estudantes, principalmente a empatia.