Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Estação
Entre 5 e 25 mil
Passo Fundo
Gestão municipal
Programa "Estação Aprende Mais"
Recuperação de aprendizagens
O Programa “Estação Aprende Mais”, instituído pela Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo fortalecer e qualificar o processo de ensino e aprendizagem da Rede Municipal de Estação. O Programa abrange 5 eixos específicos de pesquisa-ação, uma vez que o pano de fundo tomará como base a realização de diagnóstico continuo da práxis pedagógica, isto é, do ensinar e aprender.
O Programa está sendo efetivado a partir de diferentes ações (eixos) e metodologias. O eixo 1 - “Escola como Centro de Aprendizagem”, visa melhor capacitar os espaços educativos tanto na esfera administrativa como pedagógica, propondo-se dar a ver ao cumprimento do Plano de Ação do Sistema Municipal de Ensino de Estação/Período Pandemia. Este eixo terá ações específicas como: realização de busca ativa, identificando todas as crianças em situação de evasão ou abandono escolar, que estão fora da escola ou não estão participando regularmente das atividades escolares, promovendo sua reinserção, vínculo e permanência no ambiente escolar; promoção de círculos de acolhimento ou de autocuidado, evitando ameaças de medidas punitivas que podem reforçar as ações de exclusão escolar e infrequências; realização de avaliação formativa e diagnóstica de todos os alunos, em todos os níveis, etapas, anos/séries e modalidades da educação, com o objetivo de identificar o déficit de aprendizagem gerado no cenário da pandemia Covid-19; elaboração de um plano de recuperação de aprendizagem pautado em metas específicas como oferta de ensino integral pelo menos em uma das unidades de ensino da rede, ampliação de horas de reforço escolar em contra turno, possibilidade de organização de turma de aceleração de aprendizagem para correção de fluxo, adoção de materiais didáticos e metodologias de trabalho diferenciadas, formação continuada para profissionais, disponibilização de recursos humanos para trabalho especializado, dentre outras ações necessária para a efetivação do eixo. Eixo 2 - “Formação de Professores”, foca a organização de grupos de estudos por série/ano com priorização no estudo do currículo, compreensão e análise dos objetos de conhecimento, objetivos e planejamento de estratégias de aprendizagens. A essência formativa será alicerçada na caminhada já traçada na rede e nas experiências e vivências dos protagonistas do processo educativo: professores, alunos, pais, gestores, monitores, enfim toda comunidade escolar. O objetivo da proposta é romper com a tradicional estrutura das formações de professores, as quais aconteciam baseadas em um tema específico e períodos isolados no decorrer do ano. E sim, efetivar literalmente o que se denomina por “formação continuada”, com encontros mensais, no turno de serviço, inscritos em um movimento circuito de reflexão-ação-feedback-reflexão-ação, ancorados na perspectiva teórico-prática exposta no Projeto Político Pedagógico da Rede. Eixo 3- “Alfabetização na Idade Certa”, centra-se na promoção de estratégias para implementação de uma política municipal de alfabetização na idade certa. Para atingir o referido propósito fez-se a adoção do Programa Alfa e Beto de ensino para etapa da Pré-escolar, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Enfim, neste eixo considerar-se-á como foco o desenvolvimento cognitivo dos educandos e ao mesmo tempo, fazer da escola um ambiente prazeroso e propício à alfabetização. O eixo 4 diz respeito a “Parceria Família e Escola”, considerando que no caso das crianças e adolescentes, para a garantia da educação de qualidade como direito subjetivo, incide o princípio da prioridade absoluta aos direitos da criança e do adolescente, que tem previsão no texto constitucional (art. 227, caput, CF/88). A questão central deste eixo está no tratamento coerente das responsabilidades, direitos e deveres tanto da escola como da família frente ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. O 5º eixo -“Protagonismo e Pertencimento” perpassa todos os eixos constituindo-se como um pilar do Programa “Estação Aprende Mais”. Pilar este que mobilizará a inter-relação do processo de ensino e aprendizagem com as vivências dos envolvidos. Vivências no sentido de viver, presenciar, experimentar, ser agente e significar as ações desenvolvidas no ambiente educativo.
Apesar do pouco tempo de prática, o Programa "Estação Aprende Mais" já tem apresentado bons resultados. Os profissionais envolvidos demonstram satisfação em participar do momentos de estudo, alegando que este formato de formação realmente contempla as necessidades deles, isto é, proporciona reflexão acerca das dificuldades/facilidades das crianças, estratégias de aprendizagens, compreensão e seleção de objetos do conhecimento, aprofundamento teórico, diálogo com pares e troca de experiências, dentre outras questões. No que diz respeito ao impacto da ação, pode-se dizer que ouve avanços, uma vez que o processo de avaliação diagnóstica desenvolvido com as crianças mostrou níveis melhores de aprendizagem. Os estudantes que participam dos grupos de aceleração por ainda não estarem alfabetizados também ascenderam no conhecimento. Enfim, acredita-se que o “Programa Estação Aprende Mais” está sendo uma política de formação continuada capaz de garantir uma maior qualidade no ensino e melhores condições de trabalho para os docentes, tanto referente as questões pedagógicas como administrativas. OBS. TEMPO ESTIMADO: encontros de formação mensais - permanentemente. FORMA DE DOCUMENTAÇÃO e AVALIAÇÃO: atas e diários de bordo, diagnósticos (acompanhamento da aprendizagem), fichas de avaliação/autoavaliação. ATORES ENVOLVIDOS DE FORMA DIRETA: professores, monitores e equipes diretivas.
Entre 5 e 25 mil
Passo Fundo
Gestão municipal
Programa "Estação Aprende Mais"
Recuperação de aprendizagens
O Programa “Estação Aprende Mais”, instituído pela Secretaria Municipal de Educação, tem como objetivo fortalecer e qualificar o processo de ensino e aprendizagem da Rede Municipal de Estação. O Programa abrange 5 eixos específicos de pesquisa-ação, uma vez que o pano de fundo tomará como base a realização de diagnóstico continuo da práxis pedagógica, isto é, do ensinar e aprender.
O Programa está sendo efetivado a partir de diferentes ações (eixos) e metodologias. O eixo 1 - “Escola como Centro de Aprendizagem”, visa melhor capacitar os espaços educativos tanto na esfera administrativa como pedagógica, propondo-se dar a ver ao cumprimento do Plano de Ação do Sistema Municipal de Ensino de Estação/Período Pandemia. Este eixo terá ações específicas como: realização de busca ativa, identificando todas as crianças em situação de evasão ou abandono escolar, que estão fora da escola ou não estão participando regularmente das atividades escolares, promovendo sua reinserção, vínculo e permanência no ambiente escolar; promoção de círculos de acolhimento ou de autocuidado, evitando ameaças de medidas punitivas que podem reforçar as ações de exclusão escolar e infrequências; realização de avaliação formativa e diagnóstica de todos os alunos, em todos os níveis, etapas, anos/séries e modalidades da educação, com o objetivo de identificar o déficit de aprendizagem gerado no cenário da pandemia Covid-19; elaboração de um plano de recuperação de aprendizagem pautado em metas específicas como oferta de ensino integral pelo menos em uma das unidades de ensino da rede, ampliação de horas de reforço escolar em contra turno, possibilidade de organização de turma de aceleração de aprendizagem para correção de fluxo, adoção de materiais didáticos e metodologias de trabalho diferenciadas, formação continuada para profissionais, disponibilização de recursos humanos para trabalho especializado, dentre outras ações necessária para a efetivação do eixo. Eixo 2 - “Formação de Professores”, foca a organização de grupos de estudos por série/ano com priorização no estudo do currículo, compreensão e análise dos objetos de conhecimento, objetivos e planejamento de estratégias de aprendizagens. A essência formativa será alicerçada na caminhada já traçada na rede e nas experiências e vivências dos protagonistas do processo educativo: professores, alunos, pais, gestores, monitores, enfim toda comunidade escolar. O objetivo da proposta é romper com a tradicional estrutura das formações de professores, as quais aconteciam baseadas em um tema específico e períodos isolados no decorrer do ano. E sim, efetivar literalmente o que se denomina por “formação continuada”, com encontros mensais, no turno de serviço, inscritos em um movimento circuito de reflexão-ação-feedback-reflexão-ação, ancorados na perspectiva teórico-prática exposta no Projeto Político Pedagógico da Rede. Eixo 3- “Alfabetização na Idade Certa”, centra-se na promoção de estratégias para implementação de uma política municipal de alfabetização na idade certa. Para atingir o referido propósito fez-se a adoção do Programa Alfa e Beto de ensino para etapa da Pré-escolar, 1º e 2º anos do Ensino Fundamental. Enfim, neste eixo considerar-se-á como foco o desenvolvimento cognitivo dos educandos e ao mesmo tempo, fazer da escola um ambiente prazeroso e propício à alfabetização. O eixo 4 diz respeito a “Parceria Família e Escola”, considerando que no caso das crianças e adolescentes, para a garantia da educação de qualidade como direito subjetivo, incide o princípio da prioridade absoluta aos direitos da criança e do adolescente, que tem previsão no texto constitucional (art. 227, caput, CF/88). A questão central deste eixo está no tratamento coerente das responsabilidades, direitos e deveres tanto da escola como da família frente ao processo de ensino e aprendizagem das crianças. O 5º eixo -“Protagonismo e Pertencimento” perpassa todos os eixos constituindo-se como um pilar do Programa “Estação Aprende Mais”. Pilar este que mobilizará a inter-relação do processo de ensino e aprendizagem com as vivências dos envolvidos. Vivências no sentido de viver, presenciar, experimentar, ser agente e significar as ações desenvolvidas no ambiente educativo.
Apesar do pouco tempo de prática, o Programa "Estação Aprende Mais" já tem apresentado bons resultados. Os profissionais envolvidos demonstram satisfação em participar do momentos de estudo, alegando que este formato de formação realmente contempla as necessidades deles, isto é, proporciona reflexão acerca das dificuldades/facilidades das crianças, estratégias de aprendizagens, compreensão e seleção de objetos do conhecimento, aprofundamento teórico, diálogo com pares e troca de experiências, dentre outras questões. No que diz respeito ao impacto da ação, pode-se dizer que ouve avanços, uma vez que o processo de avaliação diagnóstica desenvolvido com as crianças mostrou níveis melhores de aprendizagem. Os estudantes que participam dos grupos de aceleração por ainda não estarem alfabetizados também ascenderam no conhecimento. Enfim, acredita-se que o “Programa Estação Aprende Mais” está sendo uma política de formação continuada capaz de garantir uma maior qualidade no ensino e melhores condições de trabalho para os docentes, tanto referente as questões pedagógicas como administrativas. OBS. TEMPO ESTIMADO: encontros de formação mensais - permanentemente. FORMA DE DOCUMENTAÇÃO e AVALIAÇÃO: atas e diários de bordo, diagnósticos (acompanhamento da aprendizagem), fichas de avaliação/autoavaliação. ATORES ENVOLVIDOS DE FORMA DIRETA: professores, monitores e equipes diretivas.