Menu Mobile

Entre em Contato

Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.br

O conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.

Espumoso
Entre 5 e 25 mil
Passo Fundo
Escola
“A ARTE DE ALFABETIZAR- POSSIBILIDADES E DESAFIOS PÓS-PANDEMIA”
Recuperação de aprendizagens

Proporcionar maior aprendizagem dos estudantes no ciclo de alfabetização de maneira significativa e lúdica na pós-pandemia, oferecendo subsídios para os professores envolvidos nesse ciclo atuarem na prática, articulando os conhecimentos adquiridos com o fazer pedagógico.

Este projeto teve início em março de 2022 com as turmas de alfabetização do 1º ano ao 3º ano do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Espumoso. As escolas de Ensino Fundamental, sendo duas da cidade e três do campo, farão parte desse projeto, que foi construído pelas coordenadoras pedagógicas Cristiane Bonacina Vione e Janesca Stefenon Ozelame da Secretaria de Educação, Cultura e Turismo juntamente com os professores formadores, Néli Terezinha Gomes e Rodrigo Côrrea Rodrigues que darão apoio para que esse projeto se realize. Após, os professores dessas escolas estarão reunidos para dialogar e pensar sobre as estratégias a serem usadas para alcançar os objetivos propostos. O trabalho foi distribuído em três encontros de formação teórica como grupo de estudos e quatro encontros de oficinas práticas. A formação teórica “Encantamento no processo de alfabetização” foi desenvolvida no primeiro encontro com o professor Rodrigo Corrêa Rodrigues, nosso parceiro do Programa A União faz a Vida da SICREDI RS/MG. No segundo encontro o psicólogo Alessandro Alves fez um estudo com o tema "Neurodesenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem". E, encerrando os encontros teóricos, dialogamos com a psicopedagoga Josiana Hertel, que abordou o tema "Alfa batizando o contato com o universo da alfabetização", com as fases do desenvolvimento infantil das crianças. O grupo de estudos com material sobre alfabetização será desenvolvido em quatro encontros práticos com oficinas coordenadas em cada encontro por professoras convidadas, que oportunizarão práticas pedagógicas de construção de materiais e jogos lúdicos, contribuindo no processo de aprendizagem das crianças envolvidas. Neste projeto, os professores farão uso da ferramenta digital, o PADLET, pois o uso das ferramentas digitais está presente na BNCC e diz: “Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas”. Sugere-se nesse projeto, que os professores utilizem a avaliação diagnóstica para identificar as capacidades linguísticas consolidadas e não consolidadas, possibilitando a intervenção pedagógica adequada para cada fase.

O projeto está sendo desenvolvido neste ano de 2022 e está sendo avaliado constantemente. No entanto, a dinâmica não é tão simples e vários especialistas trabalham com a previsão de uma recuperação que vai exigir bastante resiliência dos educadores, pois o déficit causado pelo distanciamento foi grande e a retomada levará anos.

USO DE COOKIES

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul utiliza cookies para oferecer uma melhor experiência de navegação.
Clique aqui para saber mais sobre as nossas políticas de cookies.