Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Erval Seco
Entre 5 e 25 mil
Passo Fundo
Gestão municipal
Espaço Municipal de Turno Oposto Semear
Recuperação de aprendizagens
Investir em ações pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento integral do aluno, adquirindo novas habilidades, visando em especial o reforço e a recuperação da aprendizagem de forma a complementar o ensino das escolas de origem, buscar a equidade, bem como, fortalecer os vínculos dos estudantes com outros estudantes, além de ser um espaço prazeroso, que propicia aprendizagens diversificadas e convivência social para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Oportunizar uma educação em turno oposto à escola formal, valorizando a realidade, conhecimentos prévios e valores culturais de cada criança, visando a ampliação de saberes, possibilitando assim, a construção de sua autoestima, autonomia, cooperação, criticidade, criatividade e responsabilidade. Promover aprendizagem significativa ao aluno, realizando a complementação curricular ampliando a carga horária de Língua Portuguesa e Matemática por meio de estratégias de vivências e pontos de estimulação para reforçar, recuperar e fortalecer as sua aprendizagens; oportunizar atividades que permitam seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético de forma integral. Nesse espaço será oportunizado atividades lúdicas que propiciem a reflexão sobre a ação e a participação responsável como cidadãos na comunidade em que vivem, integrando a escola e a família na perspectiva de fortalecer os vínculos; momentos de Educação Musical que favoreçam o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção e do respeito ao próximo; oferecer práticas físicas envolvendo o esporte, como possibilidade de manifestação humana, objetivando de forma contextualizada seus valores, culturas e expectativas; desenvolver o senso artístico por meio de um aprendizado que promova as habilidades para lidar com formas, cores, imagens, gestos, sons e demais expressões; instigar o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos, enfatizando valores de convivência com temáticas pertinentes à reflexão, no intuito da socialização; buscar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca das temáticas que envolvam o meio ambiente, desenvolvendo a construção de atitudes que despertem para um mundo mais sustentável; dispor as ferramentas da informática a serviço do desenvolvimento de habilidades mentais básicas, necessárias à aquisição da leitura e escrita, promovendo autonomia de pensamento, disponibilizando oportunidades de aprendizado de conteúdos que serão úteis para produção de trabalhos estudantis, compreender a dança enquanto um processo educacional, buscando o aprimoramento de habilidades básicas, percepção corporal e valorização cultural para o desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, desenvolver habilidades na língua inglesa de forma lúdica que contribuam para a educação global dos alunos, auxiliando na inclusão social e ampliando a cultura linguística dos mesmos. Mas, em especial o Turno Oposto atua com o papel integrador escola/família, para atenuar a convivência em sociedade, o respeito, os valores morais e suprir suas necessidades básicas e despertar sua autonomia. Dispõe de um planejamento metodológico fundamentado nos quatro pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conhecer e Aprender a Conviver e prima pela orientação de hábitos e atitudes no seu cotidiano. Trabalha com uma rotina flexível e prazerosa, estruturada para priorizar a participação de cada estudante nas atividades promovidas pela escola, sem que deixe de se envolver nas atividades de sua turma.
Esta ação se trata de um Projeto piloto, ao final do ano teremos uma avaliação mais precisa e a visualização dos resultados, mas já podemos adiantar que já percebemos de acordo com relatos que houve avanço na aprendizagem dos educandos.
Entre 5 e 25 mil
Passo Fundo
Gestão municipal
Espaço Municipal de Turno Oposto Semear
Recuperação de aprendizagens
Investir em ações pedagógicas que contribuam para o desenvolvimento integral do aluno, adquirindo novas habilidades, visando em especial o reforço e a recuperação da aprendizagem de forma a complementar o ensino das escolas de origem, buscar a equidade, bem como, fortalecer os vínculos dos estudantes com outros estudantes, além de ser um espaço prazeroso, que propicia aprendizagens diversificadas e convivência social para estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.
Oportunizar uma educação em turno oposto à escola formal, valorizando a realidade, conhecimentos prévios e valores culturais de cada criança, visando a ampliação de saberes, possibilitando assim, a construção de sua autoestima, autonomia, cooperação, criticidade, criatividade e responsabilidade. Promover aprendizagem significativa ao aluno, realizando a complementação curricular ampliando a carga horária de Língua Portuguesa e Matemática por meio de estratégias de vivências e pontos de estimulação para reforçar, recuperar e fortalecer as sua aprendizagens; oportunizar atividades que permitam seu desenvolvimento físico, emocional, intelectual e ético de forma integral. Nesse espaço será oportunizado atividades lúdicas que propiciem a reflexão sobre a ação e a participação responsável como cidadãos na comunidade em que vivem, integrando a escola e a família na perspectiva de fortalecer os vínculos; momentos de Educação Musical que favoreçam o desenvolvimento da sensibilidade, criatividade, senso rítmico, imaginação, memória, concentração, atenção e do respeito ao próximo; oferecer práticas físicas envolvendo o esporte, como possibilidade de manifestação humana, objetivando de forma contextualizada seus valores, culturas e expectativas; desenvolver o senso artístico por meio de um aprendizado que promova as habilidades para lidar com formas, cores, imagens, gestos, sons e demais expressões; instigar o desenvolvimento sócio afetivo dos alunos, enfatizando valores de convivência com temáticas pertinentes à reflexão, no intuito da socialização; buscar o conhecimento e a conscientização dos alunos acerca das temáticas que envolvam o meio ambiente, desenvolvendo a construção de atitudes que despertem para um mundo mais sustentável; dispor as ferramentas da informática a serviço do desenvolvimento de habilidades mentais básicas, necessárias à aquisição da leitura e escrita, promovendo autonomia de pensamento, disponibilizando oportunidades de aprendizado de conteúdos que serão úteis para produção de trabalhos estudantis, compreender a dança enquanto um processo educacional, buscando o aprimoramento de habilidades básicas, percepção corporal e valorização cultural para o desenvolvimento das potencialidades humanas e sua relação com o mundo, desenvolver habilidades na língua inglesa de forma lúdica que contribuam para a educação global dos alunos, auxiliando na inclusão social e ampliando a cultura linguística dos mesmos. Mas, em especial o Turno Oposto atua com o papel integrador escola/família, para atenuar a convivência em sociedade, o respeito, os valores morais e suprir suas necessidades básicas e despertar sua autonomia. Dispõe de um planejamento metodológico fundamentado nos quatro pilares da Educação: Aprender a Ser, Aprender a Fazer, Aprender a Conhecer e Aprender a Conviver e prima pela orientação de hábitos e atitudes no seu cotidiano. Trabalha com uma rotina flexível e prazerosa, estruturada para priorizar a participação de cada estudante nas atividades promovidas pela escola, sem que deixe de se envolver nas atividades de sua turma.
Esta ação se trata de um Projeto piloto, ao final do ano teremos uma avaliação mais precisa e a visualização dos resultados, mas já podemos adiantar que já percebemos de acordo com relatos que houve avanço na aprendizagem dos educandos.