Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Erval Seco
Entre 5 e 25 mil
Passo Fundo
Escola
Vivências Pedagógicas
Recuperação de aprendizagens
Resgatar e oferecer suporte aos discentes que, por motivos particulares, se afastaram da instituição de ensino.
Através de uma perspectiva humanizadora a Instituição de ensino sempre buscou apoiar e pensar alternativas para que os alunos fossem acolhidos nas suas particularidades, levando em conta as questões socioemocionais. A primeira ação, juntamente com a equipe diretiva e professores foi conhecer a realidade dos alunos e suas famílias, saindo dos muros da escola, através de visitas domiciliares, ligações telefônicas, mensagens, Redes sociais (WhatsApp, Messenger, Facebook), como também através das Mídias locais ( Rádio Avenida e Rádio Nativa) a fim de orientá-los sobre a importância da continuidade dos estudos, criando assim uma rede de apoio as Famílias e proporcionando aos alunos várias formas de acesso aos estudos. Foi proporcionado Material Impresso (Físico), aos alunos que não tinham acesso a Plataforma Google Classroom por falta de Internet ou de dispositivos tecnológicos, como também contato direto com os professores através do Plantão Pedagógico previamente agendados no Laboratório de Informática da Escola, onde, nesse momento eles tinham a possibilidade de realizar as atividades com o professor presencialmente, sanando suas dúvidas ou dificuldades. Nos casos mais delicados onde todas as ações proporcionadas não foram atendidas, onde houve a negligência da Família, buscamos auxílio do Conselho Tutelar.
Após o retorno dos alunos a forma presencial, a escola realizou a Avaliação Diagnóstica conforme as orientações da SEDUC e também o Avaliar é TRI. Os resultados dessas avaliações possibilitaram realizar o diagnóstico do ensino de aprendizagem, definindo assim estratégias para a Recomposição de Aprendizagens, a qual está sendo desenvolvida através das seguintes ações: realizações de seminários sobre os conteúdos, vídeo – aulas uso de materiais do Programa Aprende Mais (Língua Portuguesa e Matemática), Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida. O projeto será considerado relevante e satisfatório, quando realizarmos a 2ª etapa de Avaliação Diagnóstica e tivermos resultados melhores e também faremos um trabalho intensificado refazendo a prova Avaliativa Avaliação Diagnóstica do AVALIAR É TRI em forma de revisão.
Entre 5 e 25 mil
Passo Fundo
Escola
Vivências Pedagógicas
Recuperação de aprendizagens
Resgatar e oferecer suporte aos discentes que, por motivos particulares, se afastaram da instituição de ensino.
Através de uma perspectiva humanizadora a Instituição de ensino sempre buscou apoiar e pensar alternativas para que os alunos fossem acolhidos nas suas particularidades, levando em conta as questões socioemocionais. A primeira ação, juntamente com a equipe diretiva e professores foi conhecer a realidade dos alunos e suas famílias, saindo dos muros da escola, através de visitas domiciliares, ligações telefônicas, mensagens, Redes sociais (WhatsApp, Messenger, Facebook), como também através das Mídias locais ( Rádio Avenida e Rádio Nativa) a fim de orientá-los sobre a importância da continuidade dos estudos, criando assim uma rede de apoio as Famílias e proporcionando aos alunos várias formas de acesso aos estudos. Foi proporcionado Material Impresso (Físico), aos alunos que não tinham acesso a Plataforma Google Classroom por falta de Internet ou de dispositivos tecnológicos, como também contato direto com os professores através do Plantão Pedagógico previamente agendados no Laboratório de Informática da Escola, onde, nesse momento eles tinham a possibilidade de realizar as atividades com o professor presencialmente, sanando suas dúvidas ou dificuldades. Nos casos mais delicados onde todas as ações proporcionadas não foram atendidas, onde houve a negligência da Família, buscamos auxílio do Conselho Tutelar.
Após o retorno dos alunos a forma presencial, a escola realizou a Avaliação Diagnóstica conforme as orientações da SEDUC e também o Avaliar é TRI. Os resultados dessas avaliações possibilitaram realizar o diagnóstico do ensino de aprendizagem, definindo assim estratégias para a Recomposição de Aprendizagens, a qual está sendo desenvolvida através das seguintes ações: realizações de seminários sobre os conteúdos, vídeo – aulas uso de materiais do Programa Aprende Mais (Língua Portuguesa e Matemática), Metodologias Ativas, Sala de Aula Invertida. O projeto será considerado relevante e satisfatório, quando realizarmos a 2ª etapa de Avaliação Diagnóstica e tivermos resultados melhores e também faremos um trabalho intensificado refazendo a prova Avaliativa Avaliação Diagnóstica do AVALIAR É TRI em forma de revisão.