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Canoas
Entre 100 mil e 500 mil
Porto Alegre
Escola
Tempo de Cuidar: Programa de promoção do bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes da rede pública de Canoas
Busca ativa escolar
Objetivo geral Delinear, implementar e monitorar Programa de prevenção da violência escolar e promoção do bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes da rede pública de Canoas-RS. Objetivos específicos - Desenvolver plano de ação intersetorial, envolvendo Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos públicos, além de universidades e setores da comunidade preocupados em atuar na prevenção da violência escolar. - Realizar diagnóstico junto a gestores escolares e professores da Rede Municipal de Canoas que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental sobre seus conhecimentos, formas de intervenção e necessidades relativas à violência escolar. - Realizar diagnóstico junto a estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Canoas sobre envolvimento em violência escolar; - Realizar ações formativas destinadas a gestores (diretores, vice-diretores e orientadores educacionais), especialistas, professores, grêmios estudantis e estudantes; - Contribuir para a prevenção da evasão e abandono de estudantes em virtude do envolvimento direto ou indireto em situações de violência escolar; - Contribuir para a promoção de um clima escolar positivo e saudável como forma de evitar a evasão e abandono escolar.
Este Programa está dividido em quatro eixos: Projeto Escola Viva (Educação Infantil); Projeto de prevenção à violência escolar (Ensino Fundamental); Projeto Amor à Vida (anos finais do Ensino Fundamental); e outros projetos temáticos. Projeto Escola Viva e Projeto de Prevenção à violência escolar Diagnóstico Será realizado um diagnóstico junto a gestores, professores e profissionais da educação e estudantes do Ensino Fundamental. Os instrumentos dos gestores, professores e profissionais da educação foram elaborados pela equipe do Programa, contendo questões sobre situação socioemocional das crianças, encaminhamentos realizados em caso de violências, além do desenvolvimento de projetos e ações relacionados ao tema. Os estudantes respondem à Escala de Violência Escolar - Versão Estudante (Stelko-Pereira & Williams, 2012). É destinado a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na avaliação quantitativa, serão realizadas análises descritivas e inferenciais. As questões qualitativas serão analisadas por meio da Análise de Conteúdo do Tipo Temática. Ações formativas Trata-se de uma pesquisa-ação, constituída por ações formativas destinadas a gestores, professores, especialistas e profissionais da educação que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. As formações acontecerão de forma online e presencial. Todo o conteúdo das formações será disponibilizado no site da Prefeitura, em espaço específico do Programa. Ao final de cada formação, será aplicado um Questionário de avaliação. Ações para crianças, estudantes e famílias As ações para crianças e famílias serão realizadas durante o ano letivo em parceria com gestores, especialistas, profissionais da educação, grêmios estudantis, além de outros parceiros. Serão ações de conscientização e prevenção de práticas de violência e promoção do bem-estar das crianças. Aplicação da intervenção antibullying Será aplicada a intervenção antibullying, denominada #NoBullying, destinada a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A intervenção foi desenvolvida por Fernandes (2021) no contexto de uma pesquisa de doutorado e está disponível na forma de Manual. Os instrumentos utilizados são: Medida de Avaliação da Intervenção, que avalia a satisfação dos participantes com a intervenção, e Diário de campo do professor. As respostas das questões descritivas dos instrumentos de avaliação respondidos pelos participantes e os elementos do Diário de campo do professor serão analisados a partir da Análise de Conteúdo do tipo temática (Saldaña, 2009). Cartilha de Prevenção à Violência Escolar Será elaborada uma Cartilha de Prevenção de Violência Escolar, na qual constarão informações sobre a temática. Semana de Prevenção à Violência Escolar Na primeira semana de novembro, será realizada a 1ª Semana de Prevenção à Violência Escolar, período em que se comemora a implementação da Lei 13.185/15. Projeto Amor à Vida É relacionado à prevenção de autolesão, pensamentos e atitudes suicidas de crianças e adolescentes. São trabalhadas variáveis socioemocionais cognitivas, afetivas e comportamentais relacionadas à resiliência em suicídio, como: autorregulação e flexibilidade cognitiva, autoconceito, estilo de atribuição positiva, autocontrole, gratidão, perseverança, controle de impulsos, capacidade para solicitar ajuda em momentos críticos, expressividade de emoções, senso de humor, empatia e procura por sentido de vida e razões para viver. A direção da escola indica um professor para participar de reuniões e formações, promovidas pela Diretoria de Apoio Pedagógico. O professor, por sua vez, indica estudantes para comporem um grupo multiplicador junto aos seus pares na escola. Dentre as atribuições do grupo, estão incentivar seus pares a serem multiplicadores de ações no ambiente escolar. Projetos Temáticos Complementares Outros projetos serão contemplados, de forma que se possa desenvolver um trabalho em rede entre setores públicos e sociedade civil.
Em agosto, serão aplicados os instrumentos de diagnóstico, para, posteriormente, serem realizadas as análises qualitativa e quantitativa. De forma concomitante, iniciam-se as outras etapas do Programa, como as formações com gestores, professores e grêmios estudantis, conforme apresentado na metodologia. Além disso, a equipe do Programa está atuando diretamente nas escolas, com palestras e roda de conversas com estudantes, professores e famílias, cujos dados do Diário de Campo também serão analisados, de acordo com a Análise de Conteúdo do Tipo Temática.
Entre 100 mil e 500 mil
Porto Alegre
Escola
Tempo de Cuidar: Programa de promoção do bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes da rede pública de Canoas
Busca ativa escolar
Objetivo geral Delinear, implementar e monitorar Programa de prevenção da violência escolar e promoção do bem-estar e cuidado de crianças e adolescentes da rede pública de Canoas-RS. Objetivos específicos - Desenvolver plano de ação intersetorial, envolvendo Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, Secretaria de Segurança Pública e outros órgãos públicos, além de universidades e setores da comunidade preocupados em atuar na prevenção da violência escolar. - Realizar diagnóstico junto a gestores escolares e professores da Rede Municipal de Canoas que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental sobre seus conhecimentos, formas de intervenção e necessidades relativas à violência escolar. - Realizar diagnóstico junto a estudantes do Ensino Fundamental II da Rede Municipal de Canoas sobre envolvimento em violência escolar; - Realizar ações formativas destinadas a gestores (diretores, vice-diretores e orientadores educacionais), especialistas, professores, grêmios estudantis e estudantes; - Contribuir para a prevenção da evasão e abandono de estudantes em virtude do envolvimento direto ou indireto em situações de violência escolar; - Contribuir para a promoção de um clima escolar positivo e saudável como forma de evitar a evasão e abandono escolar.
Este Programa está dividido em quatro eixos: Projeto Escola Viva (Educação Infantil); Projeto de prevenção à violência escolar (Ensino Fundamental); Projeto Amor à Vida (anos finais do Ensino Fundamental); e outros projetos temáticos. Projeto Escola Viva e Projeto de Prevenção à violência escolar Diagnóstico Será realizado um diagnóstico junto a gestores, professores e profissionais da educação e estudantes do Ensino Fundamental. Os instrumentos dos gestores, professores e profissionais da educação foram elaborados pela equipe do Programa, contendo questões sobre situação socioemocional das crianças, encaminhamentos realizados em caso de violências, além do desenvolvimento de projetos e ações relacionados ao tema. Os estudantes respondem à Escala de Violência Escolar - Versão Estudante (Stelko-Pereira & Williams, 2012). É destinado a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Na avaliação quantitativa, serão realizadas análises descritivas e inferenciais. As questões qualitativas serão analisadas por meio da Análise de Conteúdo do Tipo Temática. Ações formativas Trata-se de uma pesquisa-ação, constituída por ações formativas destinadas a gestores, professores, especialistas e profissionais da educação que atuam na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. As formações acontecerão de forma online e presencial. Todo o conteúdo das formações será disponibilizado no site da Prefeitura, em espaço específico do Programa. Ao final de cada formação, será aplicado um Questionário de avaliação. Ações para crianças, estudantes e famílias As ações para crianças e famílias serão realizadas durante o ano letivo em parceria com gestores, especialistas, profissionais da educação, grêmios estudantis, além de outros parceiros. Serão ações de conscientização e prevenção de práticas de violência e promoção do bem-estar das crianças. Aplicação da intervenção antibullying Será aplicada a intervenção antibullying, denominada #NoBullying, destinada a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. A intervenção foi desenvolvida por Fernandes (2021) no contexto de uma pesquisa de doutorado e está disponível na forma de Manual. Os instrumentos utilizados são: Medida de Avaliação da Intervenção, que avalia a satisfação dos participantes com a intervenção, e Diário de campo do professor. As respostas das questões descritivas dos instrumentos de avaliação respondidos pelos participantes e os elementos do Diário de campo do professor serão analisados a partir da Análise de Conteúdo do tipo temática (Saldaña, 2009). Cartilha de Prevenção à Violência Escolar Será elaborada uma Cartilha de Prevenção de Violência Escolar, na qual constarão informações sobre a temática. Semana de Prevenção à Violência Escolar Na primeira semana de novembro, será realizada a 1ª Semana de Prevenção à Violência Escolar, período em que se comemora a implementação da Lei 13.185/15. Projeto Amor à Vida É relacionado à prevenção de autolesão, pensamentos e atitudes suicidas de crianças e adolescentes. São trabalhadas variáveis socioemocionais cognitivas, afetivas e comportamentais relacionadas à resiliência em suicídio, como: autorregulação e flexibilidade cognitiva, autoconceito, estilo de atribuição positiva, autocontrole, gratidão, perseverança, controle de impulsos, capacidade para solicitar ajuda em momentos críticos, expressividade de emoções, senso de humor, empatia e procura por sentido de vida e razões para viver. A direção da escola indica um professor para participar de reuniões e formações, promovidas pela Diretoria de Apoio Pedagógico. O professor, por sua vez, indica estudantes para comporem um grupo multiplicador junto aos seus pares na escola. Dentre as atribuições do grupo, estão incentivar seus pares a serem multiplicadores de ações no ambiente escolar. Projetos Temáticos Complementares Outros projetos serão contemplados, de forma que se possa desenvolver um trabalho em rede entre setores públicos e sociedade civil.
Em agosto, serão aplicados os instrumentos de diagnóstico, para, posteriormente, serem realizadas as análises qualitativa e quantitativa. De forma concomitante, iniciam-se as outras etapas do Programa, como as formações com gestores, professores e grêmios estudantis, conforme apresentado na metodologia. Além disso, a equipe do Programa está atuando diretamente nas escolas, com palestras e roda de conversas com estudantes, professores e famílias, cujos dados do Diário de Campo também serão analisados, de acordo com a Análise de Conteúdo do Tipo Temática.