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Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Candelária
Entre 25 e 50 mil
Santa Cruz do Sul
Rede intersetorial
CEAPS- Busca Ativa Escolar
Busca ativa escolar
Os objetivos do projeto/prática vão além do Busca Ativa Escolar, mas vão na mesma direção e seguem a mesma lógica, são contínuos. São eles: -Construir a escola como espaço de prevenção e desenvolvimento de potencialidades. -Desenvolver e integrar a rede intersetorial municipal para dar suporte às ações na educação, tendo a escola como espaço privilegiado de socialização. -Aumentar a frequência escolar, diminuindo, consequentemente, a evasão escolar. -Aprimorar o diálogo entre os diferentes atores envolvidos no processo de educação/aprendizagem. -Criar ambientes seguros de aprendizagem, prevenindo situações de bullying, ciberbullying e violência escolar (além do busca ativa, há um projeto, em desenvolvimento, de prevenção ao bullying e violência nas escolas). -Reforçar os vínculos das crianças/adolescentes com a escola, para que este sirva como possibilidade de ascensão social, através da educação (além do busca ativa, estou começando um grupo chamado Histórias e Afetos com alunos de 6° a 9° ano, no contraturno, em um bairro com vulnerabilidade social, para que eles frequentem e se vinculem mais à escola). -Utilizar a escola, juntamente com a secretaria de assistência social, como espaço de detecção de sinais e prevenção à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, além de todas as outras violações de direitos existentes contra essa população.
-Estruturação do CEAPS (Centro de Apoio Psicossocial e Pedagógico), vinculado à Secretaria de Educação, com equipe multiprofissional composta por psicólogo, assistente social e psicopedagoga, que planeja e executa ações em rede com as escolas do município. -Integração da Secretaria de Educação à Rede/Raps (Rede de Apoio Psicossocial) do município, com participação nas reuniões mensais da rede, a fim de integrar a educação à rede intersetorial e aos diversos atores envolvidos nesse cuidado. -Estabelecimento de diálogo permanente com a rede e do trabalho intersetorial e multiprofissional, principalmente com os órgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social, a fim de garantir os direitos das crianças e adolescentes. -Diálogo permanente com as escolas e seus problemas cotidianos para pensar, em conjunto, possíveis soluções a essas demandas. -Construção do Plano Municipal de Prevenção ao bullying e à violência escolar (em andamento) para criar ambientes seguros de aprendizagem. -Criação do grupo Histórias e Afetos para os adolescentes no contraturno, no qual serão realizadas rodas de conversa e atividades a fim de vincular as histórias de cada um deles à escola e dialogar sobre questões importantes para eles, sendo trazidas, em sua maioria, por eles próprios. -Busca Ativa Escolar: Estruturação do Comitê composto por vários atores institucionais, como CRAS, Conselho Tutelar, Atenção Básica em Saúde, Educação, com reuniões mensais para debater casos e buscar possibilidades de atuação frente à problemática da evasão escolar. -Um turno por semana destinado às visitas domiciliares e verificação da situação de cada estudante que entrou no Busca Ativa, realizado pelos técnicos do CEAPS e pelo Conselho Tutelar. Dessas visitas, já saem encaminhamentos para os casos: vagas em escolas mais próximas, demandas em saúde, assistência social ou transporte e a oferta de soluções para os problemas encontrados pela família na educação dos filhos. Essas visitas têm por base a escuta e o diálogo.
A experiência é inicial e dá seus primeiros passos, já que o CEAPS foi estabelecido esse ano e eu entrei em janeiro para a Secretaria, a assistente social chegou há menos de um mês e ainda não temos psicopedagoga, então os resultados ainda são incipientes. Apesar disso, já é possível verificar a presença da rede e prevenção em casos de abuso sexual/violências, uma troca e compartilhamento importantes com as escolas, a construção de espaços acolhedores nas escolas e uma redução da evasão escolar em aproximadamente 50%. Apesar disso, o mais importante ainda é o projeto e a ideia de pensar a escola como um espaço de potencialidades. Com o tempo, certamente haverá resultados mais palpáveis, embora a eficácia do trabalho não possa ser reduzida a números.
Entre 25 e 50 mil
Santa Cruz do Sul
Rede intersetorial
CEAPS- Busca Ativa Escolar
Busca ativa escolar
Os objetivos do projeto/prática vão além do Busca Ativa Escolar, mas vão na mesma direção e seguem a mesma lógica, são contínuos. São eles: -Construir a escola como espaço de prevenção e desenvolvimento de potencialidades. -Desenvolver e integrar a rede intersetorial municipal para dar suporte às ações na educação, tendo a escola como espaço privilegiado de socialização. -Aumentar a frequência escolar, diminuindo, consequentemente, a evasão escolar. -Aprimorar o diálogo entre os diferentes atores envolvidos no processo de educação/aprendizagem. -Criar ambientes seguros de aprendizagem, prevenindo situações de bullying, ciberbullying e violência escolar (além do busca ativa, há um projeto, em desenvolvimento, de prevenção ao bullying e violência nas escolas). -Reforçar os vínculos das crianças/adolescentes com a escola, para que este sirva como possibilidade de ascensão social, através da educação (além do busca ativa, estou começando um grupo chamado Histórias e Afetos com alunos de 6° a 9° ano, no contraturno, em um bairro com vulnerabilidade social, para que eles frequentem e se vinculem mais à escola). -Utilizar a escola, juntamente com a secretaria de assistência social, como espaço de detecção de sinais e prevenção à violência e abuso sexual contra crianças e adolescentes, além de todas as outras violações de direitos existentes contra essa população.
-Estruturação do CEAPS (Centro de Apoio Psicossocial e Pedagógico), vinculado à Secretaria de Educação, com equipe multiprofissional composta por psicólogo, assistente social e psicopedagoga, que planeja e executa ações em rede com as escolas do município. -Integração da Secretaria de Educação à Rede/Raps (Rede de Apoio Psicossocial) do município, com participação nas reuniões mensais da rede, a fim de integrar a educação à rede intersetorial e aos diversos atores envolvidos nesse cuidado. -Estabelecimento de diálogo permanente com a rede e do trabalho intersetorial e multiprofissional, principalmente com os órgãos vinculados à Secretaria de Assistência Social, a fim de garantir os direitos das crianças e adolescentes. -Diálogo permanente com as escolas e seus problemas cotidianos para pensar, em conjunto, possíveis soluções a essas demandas. -Construção do Plano Municipal de Prevenção ao bullying e à violência escolar (em andamento) para criar ambientes seguros de aprendizagem. -Criação do grupo Histórias e Afetos para os adolescentes no contraturno, no qual serão realizadas rodas de conversa e atividades a fim de vincular as histórias de cada um deles à escola e dialogar sobre questões importantes para eles, sendo trazidas, em sua maioria, por eles próprios. -Busca Ativa Escolar: Estruturação do Comitê composto por vários atores institucionais, como CRAS, Conselho Tutelar, Atenção Básica em Saúde, Educação, com reuniões mensais para debater casos e buscar possibilidades de atuação frente à problemática da evasão escolar. -Um turno por semana destinado às visitas domiciliares e verificação da situação de cada estudante que entrou no Busca Ativa, realizado pelos técnicos do CEAPS e pelo Conselho Tutelar. Dessas visitas, já saem encaminhamentos para os casos: vagas em escolas mais próximas, demandas em saúde, assistência social ou transporte e a oferta de soluções para os problemas encontrados pela família na educação dos filhos. Essas visitas têm por base a escuta e o diálogo.
A experiência é inicial e dá seus primeiros passos, já que o CEAPS foi estabelecido esse ano e eu entrei em janeiro para a Secretaria, a assistente social chegou há menos de um mês e ainda não temos psicopedagoga, então os resultados ainda são incipientes. Apesar disso, já é possível verificar a presença da rede e prevenção em casos de abuso sexual/violências, uma troca e compartilhamento importantes com as escolas, a construção de espaços acolhedores nas escolas e uma redução da evasão escolar em aproximadamente 50%. Apesar disso, o mais importante ainda é o projeto e a ideia de pensar a escola como um espaço de potencialidades. Com o tempo, certamente haverá resultados mais palpáveis, embora a eficácia do trabalho não possa ser reduzida a números.