Entre em Contato
Para contato com o autor/a de uma das experiências, solicite pelo e-mail caoeij@mprs.mp.brO conteúdo publicado neste espaço é de inteira responsabilidade do autor/a do cadastro da experiência.
Candelária
Entre 25 e 50 mil
Santa Cruz do Sul
Escola
Projeto "Contemplar"
Recuperação de aprendizagens
Identificar e ampliar as possibilidades de recomposição e consolidação do processo de alfabetização dos estudantes através de atividades enriquecedoras, desafiadoras e cooperativas, as quais se afiguram como estratégias determinantes e imprescindíveis para a construção de novas aprendizagens, dando-lhes assim, oportunidades de reforçar, aprofundar, aprimorar e suprir suas dificuldades de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. • Promover um ambiente de aprendizagem que permita o desenvolvimento de competências pessoais e sócio afetivas. • Envolver e informar a família sobre o processo educativo do estudante. • Viabilizar o atendimento individual de cada estudante conforme as suas especificidades. • Articular momentos de troca e socialização com os professores regentes das turmas regulares para demonstrar o desenvolvimento dos estudantes nas Oficinas de estudo, bem como receber informações do processo de aprendizagem do estudante em sala de aula. • Adotar diferentes metodologias e procedimentos para trabalhar as atividades pedagógicas, nas quais os estudantes apresentam dificuldades. • Facilitar a integração, a participação e o protagonismo do estudante no desenvolvimento das Oficinas. • Produzir um portfólio que permita aos estudantes agregarem e organizarem seu percurso de aprendizagem, permitindo ao professor perceber e acompanhar, mais claramente, as dificuldades, podendo delinear um trabalho pedagógico mais personalizado e otimizado.
A partir de um novo diagnóstico, realizado no mês de março de 2022, serão oferecidas “Oficinas de Estudo” no contra turno de aula dos estudantes que necessitam de um olhar mais diferenciado na construção de sua aprendizagem. O atendimento, que iniciará no mês de abril de 2022 e se estenderá até o mês de novembro, terá o propósito de desenvolver atividades de recomposição de aprendizagens, com duração de, no mínimo 4 horas semanais, nas dependências das Escolas Municipais, em pequenos grupos, conforme as necessidades de cada Escola. A Secretaria Municipal de Educação irá disponibilizar os profissionais que atuarão nessas Oficinas. As oficinas devem ter características diferentes das aulas, mas ao mesmo tempo fazer uma integração entre elas, para que o estudante seja estimulado a aprender de forma prazerosa dentro de um contexto pedagógico. Será de responsabilidade dos professores regentes das turmas regulares a realização de um diagnóstico informando a dificuldade que o estudante apresenta, para que o professor responsável pela Oficina de Estudo saiba de onde partir e o que fazer para desenvolver, de forma efetiva, as potencialidades dos estudantes. Cabe aos professores das oficinas desenvolver um conjunto de atividades diversificadas, que estimulem a compreensão do estudante e ao mesmo tempo desperte o interesse pelo novo, mas que faça parte do seu dia-a-dia, uma aprendizagem significativa, pois deste modo ele fará relação do que vê na sala de aula com o cotidiano, dando assim um sentido ao que aprende. Esses encontros não podem ser considerados como uma aula avulsa, sem planejamento, deve ter uma intenção pedagógica clara, e ser do conhecimento do supervisor da escola e do professor regente. O professor das Oficinas de Estudo deve planejar aulas dinâmicas, acompanhar o estudante na realização de suas tarefas, propor trabalhos coletivos que levem os estudantes a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial protagonista, resgatando a autoestima deste e ajudando-o a construir imagens positivas de si. Da mesma forma, o professor deve acompanhar os estudantes no desenvolvimento de suas aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares, individuais e /ou em grupo. Estratégias das Oficinas de Estudo: • Apresentação do tema em estudo; • Sensibilização; • Provocação; • Esclarecimento de dúvidas; • Apresentação das atividades pedagógicas; • Estudo cooperativo e colaborativo - Produções; • Acompanhamento no desenvolvimento das tarefas; • Orientação quanto à participação na vida escolar; • Integração com o grupo de pares; • Revisão e/ou retomada dos trabalhos de casa e da aula regular; • Síntese / Avaliação
A avaliação será formativa e sistemática, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada estudante. Este processo terá a parceria do professor (a) regente, supervisor (a) da escola e o professor (a) da Oficina de Estudo. Desta forma, o profissional da Oficina de Estudo deverá apresentar no final dos meses de julho e novembro uma avaliação individual dos estudantes atendidos através de um parecer, elencando as habilidades consolidadas e as que ainda precisam ser construídas. Os registros para elaboração dos pareceres deverão ser arquivados em um portfólio demonstrando a trajetória do trabalho desenvolvido pelo estudante. A apresentação dos resultados do projeto para a equipe pedagógica da Secretaria de Educação será nos meses de julho e novembro de 2022, em um seminário de apresentação e socialização de boas práticas.
Entre 25 e 50 mil
Santa Cruz do Sul
Escola
Projeto "Contemplar"
Recuperação de aprendizagens
Identificar e ampliar as possibilidades de recomposição e consolidação do processo de alfabetização dos estudantes através de atividades enriquecedoras, desafiadoras e cooperativas, as quais se afiguram como estratégias determinantes e imprescindíveis para a construção de novas aprendizagens, dando-lhes assim, oportunidades de reforçar, aprofundar, aprimorar e suprir suas dificuldades de aprendizagem nas diferentes áreas do conhecimento. • Promover um ambiente de aprendizagem que permita o desenvolvimento de competências pessoais e sócio afetivas. • Envolver e informar a família sobre o processo educativo do estudante. • Viabilizar o atendimento individual de cada estudante conforme as suas especificidades. • Articular momentos de troca e socialização com os professores regentes das turmas regulares para demonstrar o desenvolvimento dos estudantes nas Oficinas de estudo, bem como receber informações do processo de aprendizagem do estudante em sala de aula. • Adotar diferentes metodologias e procedimentos para trabalhar as atividades pedagógicas, nas quais os estudantes apresentam dificuldades. • Facilitar a integração, a participação e o protagonismo do estudante no desenvolvimento das Oficinas. • Produzir um portfólio que permita aos estudantes agregarem e organizarem seu percurso de aprendizagem, permitindo ao professor perceber e acompanhar, mais claramente, as dificuldades, podendo delinear um trabalho pedagógico mais personalizado e otimizado.
A partir de um novo diagnóstico, realizado no mês de março de 2022, serão oferecidas “Oficinas de Estudo” no contra turno de aula dos estudantes que necessitam de um olhar mais diferenciado na construção de sua aprendizagem. O atendimento, que iniciará no mês de abril de 2022 e se estenderá até o mês de novembro, terá o propósito de desenvolver atividades de recomposição de aprendizagens, com duração de, no mínimo 4 horas semanais, nas dependências das Escolas Municipais, em pequenos grupos, conforme as necessidades de cada Escola. A Secretaria Municipal de Educação irá disponibilizar os profissionais que atuarão nessas Oficinas. As oficinas devem ter características diferentes das aulas, mas ao mesmo tempo fazer uma integração entre elas, para que o estudante seja estimulado a aprender de forma prazerosa dentro de um contexto pedagógico. Será de responsabilidade dos professores regentes das turmas regulares a realização de um diagnóstico informando a dificuldade que o estudante apresenta, para que o professor responsável pela Oficina de Estudo saiba de onde partir e o que fazer para desenvolver, de forma efetiva, as potencialidades dos estudantes. Cabe aos professores das oficinas desenvolver um conjunto de atividades diversificadas, que estimulem a compreensão do estudante e ao mesmo tempo desperte o interesse pelo novo, mas que faça parte do seu dia-a-dia, uma aprendizagem significativa, pois deste modo ele fará relação do que vê na sala de aula com o cotidiano, dando assim um sentido ao que aprende. Esses encontros não podem ser considerados como uma aula avulsa, sem planejamento, deve ter uma intenção pedagógica clara, e ser do conhecimento do supervisor da escola e do professor regente. O professor das Oficinas de Estudo deve planejar aulas dinâmicas, acompanhar o estudante na realização de suas tarefas, propor trabalhos coletivos que levem os estudantes a se “descobrirem” e a “descobrir” o seu potencial protagonista, resgatando a autoestima deste e ajudando-o a construir imagens positivas de si. Da mesma forma, o professor deve acompanhar os estudantes no desenvolvimento de suas aprendizagens, no esclarecimento de dúvidas, na integração escolar, na preparação para os momentos de avaliação e em outras atividades conducentes à melhoria dos resultados escolares, individuais e /ou em grupo. Estratégias das Oficinas de Estudo: • Apresentação do tema em estudo; • Sensibilização; • Provocação; • Esclarecimento de dúvidas; • Apresentação das atividades pedagógicas; • Estudo cooperativo e colaborativo - Produções; • Acompanhamento no desenvolvimento das tarefas; • Orientação quanto à participação na vida escolar; • Integração com o grupo de pares; • Revisão e/ou retomada dos trabalhos de casa e da aula regular; • Síntese / Avaliação
A avaliação será formativa e sistemática, respeitando o ritmo de aprendizagem de cada estudante. Este processo terá a parceria do professor (a) regente, supervisor (a) da escola e o professor (a) da Oficina de Estudo. Desta forma, o profissional da Oficina de Estudo deverá apresentar no final dos meses de julho e novembro uma avaliação individual dos estudantes atendidos através de um parecer, elencando as habilidades consolidadas e as que ainda precisam ser construídas. Os registros para elaboração dos pareceres deverão ser arquivados em um portfólio demonstrando a trajetória do trabalho desenvolvido pelo estudante. A apresentação dos resultados do projeto para a equipe pedagógica da Secretaria de Educação será nos meses de julho e novembro de 2022, em um seminário de apresentação e socialização de boas práticas.