Promotoria quer jovens longe do álcool
Desde o último dia 18, os jovens da cidade gaúcha de Carazinho já possuem uma opção de lazer, esportes e cultura nos finais de semana. É que, naquela data, iniciaram as atividades do programa Yacamim, que tem como objetivo diminuir o consumo de álcool e outras drogas entre os jovens e adolescentes do Município.
O programa é oferecido por meio de oficinas nas áreas de esporte, educação, lazer, cultura e profissionalização. “Seu maior objetivo é garantir atividades saudáveis aos jovens da cidade, trazendo-lhes opção alternativa ao ócio, às ruas e ao consumo de álcool e outras drogas”, revela a promotora de Justiça, Clarissa Simões Machado.
O INÍCIO
O Yacamim, palavra que em tupi-guarani significa "pai de muitas estrelas", teve seu nome idealizado como forma de demonstrar que busca a atender toda e qualquer criança e adolescente de Carazinho, tendo em vista a disseminação do álcool e outras drogas em todos os segmentos sociais, o que deixa o jovem em situação de risco, podendo virar um usuário. O programa é fruto de uma caminhada da rede de atendimento da criança e do adolescente, que começou em novembro de 2002, após a assinatura, no Ministério Público, de um termo de compromisso de integração operacional com a Brigada Militar, Polícia Civil, Conselho Municipal de Entorpecentes, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Conselho Tutelar e Prefeitura. A proposta do programa é que ele não remeta a um trabalho desenvolvido de forma voluntária. "Queremos que ele seja gerido por estímulo financeiro aos oficineiros e profissionais contratados, estímulo este alcançado, principalmente, pela sociedade, que também tem o dever constitucional e legal de garantir às crianças e adolescentes o direito fundamental à saúde e vida digna", informa a Promotora.
PARCEIROS
Atualmente, o programa conta com um orçamento garantido por cerca de 40 parceiros financeiros, distribuídos entre pessoas físicas, jurídicas e poder público. Graças a uma parceria com a Associação Comercial e Industrial, pleiteia recursos financeiros junto ao Ministério da Educação e Cultura e à Petrobrás.
AÇÕES
As atividades do Yacamim são realizadas, nos sábados e domingos, das 13h30min às 17h30min, nas dependências da Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo. Sempre ao final dos trabalhos ocorre uma avaliação sistemática e permanente dos jovens por equipe multidisciplinar. A sede física do Yacamim funciona no Colégio La Salle. "Ocorre, assim, a integração tanto das escolas da rede pública como da rede particular de ensino", diz a Promotora.
FISCALIZAÇÃO
Após ser um apoiador do programa, o Ministério Público, a partir de agora, passa a ser um fiscal de seu funcionamento. De acordo com a promotora, "há a necessidade de observação das normas legais de proteção à criança e ao adolescente". Ela ressalta, ainda, que a Promotoria também está atenta ao uso adequado dos recursos financeiros do Yacamim.