urbanistico

Notícias

Versão para impressão    Voltar

01/12/2016 - Institucional

Prêmio Jornalismo do MP/RS: escolhidos os vencedores de 2016


Fotos/Mathias Boni
A comissão julgadora do concurso se reuniu...

Após examinar 68 trabalhos inscritos na XVIII edição do “Prêmio de Jornalismo Ministério Público do Rio Grande do Sul”, a Comissão Julgadora do concurso definiu as matérias jornalísticas ganhadoras do prêmio/2016, que será entregue no Dia Nacional do MP, em 14 de dezembro, às 9h30min, no Palácio do Ministério Público, na Praça da Matriz, Centro da Capital.

Os vencedores receberão prêmios em dinheiro e comendas, oferecidas pela Associação do Ministério Público e Escola Superior do Ministério Público, bem como um final de semana no Hotel Continental, em Canela. O prêmio promovido pela Instituição tem apoio do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS, da Associação Riograndense de Imprensa (ARI) e patrocínio do Hotel Continental Canela.

VENCEDORES NA CATEGORIA IMPRESSA

A categoria Reportagem/Impressa foi conquistada pela matéria “Mediação resolve conflitos na Tinga”, de autoria da jornalista Aline Custódio, publicada na edição de 12 de outubro deste ano no Jornal Diário Gaúcho focando o curso para mediadores promovido pelo MP na Restinga. O segundo lugar foi obtida pela matéria “A vida renasce às margens do Rio Taquari”, de autoria da jornalista Carine Krüger, publicada na edição de 4 de novembro deste ano no Jornal Nova Geração, de Estrela, discorrendo sobre o trabalho do MP de recuperação da mata ciliar, conhecido como Corredor Ecológico, para reforçar a conscientização das famílias ribeirinhas.

VENCEDORES NA CATEGORIA TV

Na categoria Reportagem/TV, venceu a série de reportagens “Superlotado: setor penitenciário vive precariedade na região norte do RS”, de autoria da jornalista Dulci Sachetti e equipe, exibida de 24/10 a 27/10 deste ano na RBSTV e na Rede Globo, mostrando que a falta de vagas é uma das principais cobranças do MP de Passo Fundo. A segunda colocação na categoria ficou com a reportagem “Fraude nas leis de incentivo ao esporte”, do jornalista Giovani Grizotti e equipe, veiculada nos dias 2 e 25 de agosto deste ano na RBSTV mostrando investigação do MP de um esquema de corrupção envolvendo verbas do Governo para incentivar práticas esportivas no Estado.

VENCEDORES NA CATEGORIA RÁDIO

Na categoria Reportagem/Rádio, venceu a reportagem “Regime sempre aberto”, de autoria dos jornalistas Cid Martins, Fábio Almeida e equipe, veiculada em 27 de julho deste ano na Rádio Gaúcha narrando o fracasso do regime semiaberto no RS. Em segundo lugar foi escolhida a reportagem “MP combate tortura e milícia no RS”, de autoria do jornalista Eduardo Matos, veiculada em 5 de abril deste ano na Rádio Gaúcha, evidenciando a operação Braço Forte MP, que desarticulou milícia formada por policiais e ex-policiais militares.

VENCEDOR NA CATEGORIA WEB

Na categoria Mídia Web, os vencedores foram os jornalistas Felipe Truda e Hygino Vasconcellos, do G1/RS, com a série de reportagens “Inferno no Centro”, publicada de 18 a 22 de julho deste ano, que retrata a criminalidade em torno de casas noturnas no centro de Porto Alegre e o ajuizamento de ação do MP para reduzir o horário dos inferninhos.

VENCEDORES NA CATEGORIA FOTOGRAFIA

Na categoria Fotojornalismo, o vencedor foi o fotógrafo Frederico Jorge Sehn, do Jornal Nova Geração, de Estrela, mostrando o plantio de árvores às margens do Taquari, publicada no dia 4 de novembro deste ano. O segundo lugar foi conquistado com a foto registrando cumprimento de mandado na Fasc durante a operação Rush, de Ronaldo Bernardi, publicada em 6 de outubro deste ano no Jornal Zero Hora.

VENCEDOR NA CATEGORIA ESPECIAL

Na categoria Prêmio Especial – destacando a atuação do MP na defesa do consumidor – a vencedora foi a jornalista Nádia Strate e equipe, da RBSTV Santa Cruz do Sul, com a reportagem “Empresa é interditada por vender água contaminada no RS”, veiculada em 24 de junho deste ano no Bom Dia Brasil.

...nesta quarta-feira, 30, para avaliar trabalhos

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00