orgaoscolegiados

Notícias

Versão para impressão    Voltar

06/07/2015 - Institucional

Novos Conselheiros tomam posse em cerimônia no Palácio do MP


Fotos/PG Alves
PGJ com os Conselheiros empossados

Em evento realizado na manhã desta segunda-feira, 6, no Palácio do Ministério Público, o colendo Órgão Especial do Colégio de Procuradores de Justiça empossou novos Conselheiros titulares e suplentes do Conselho Superior do MP para o biênio 2015-2017, eleitos recentemente pela classe. O Procurador-Geral de Justiça, Marcelo Dornelles, presidiu a sessão solene.

Foram empossados Simone Mariano da Rocha, Veleda Maria Dobke, Renato Vinhas Velasques, Ubaldo Alexandre Licks Flores, como titulares; além de Renoir da Silva Cunha, Fábio Costa Pereira, Synara Jacques Buttelli e Maria Cristina Cardoso Moreira de Oliveira, como suplentes. Eduardo de Lima Veiga, eleito titular, e Sônia Eliana Radin, eleita suplente, não puderam comparecer à cerimônia de posse.

DEMOCRATIZAÇÃO

Ao dar as boas-vindas, o Procurador de Justiça Cláudio Domingos Mastrangelo Coelho saudou os novos Conselheiros e destacou a importância do momento. “Pela primeira vez no Estado coube a um Promotor de Justiça a honraria de ocupar o posto máximo do Ministério Público eleito pela classe. Vivemos a culminância do processo de democratização da Instituição, na esteira da regra do art. 128 § 3º da Constituição Federal”, apontou. Ainda sobre o tema, Mastrangelo afirmou tratar-se de um “passo irreversível que certamente irá aprimorar a Instituição”.

UNIDADE DO MP

Na sequência, Simone Mariano da Rocha falou em nome dos empossados e também cumprimentou os membros da nova Administração Superior do MP. “Tenho a confiança que, apesar das dificuldades administrativas e orçamentárias a serem enfrentadas em função da situação econômica do Estado, a nossa Instituição, chefiada por um Promotor de Justiça, levará a um bom termo sua gestão, ao lado da nova Administração, que mescla novas lideranças com a experiência de outros colegas”, considerou.

Simone Mariano da Rocha também salientou a unidade do Ministério Público: “Procuradores e Promotores de Justiça unidos pelos ideais da Instituição”. A Procuradora de Justiça manifestou, ainda, seu orgulho por integrar o CSMP e enumerou algumas das atribuições do colegiado. “Apreciaremos e discutiremos coletivamente a atividade funcional dos membros da Instituição, dentre tantos temas de relevância”, ponderou.

Por fim, o Procurador-Geral de Justiça enfatizou que o Conselho Superior é um dos organismos mais vivos e dinâmicos do MP, que trata de matérias relevantes da carreira dos membros da Instituição. Marcelo Dornelles ainda agradeceu aos conselheiros que se despediram da última composição e saudou os novos integrantes do CSMP.

PRESENÇAS

Prestigiaram a solenidade o Corregedor-Geral do MP, Ruben Giugno Abruzzi; os Subprocuradores-Gerais, Paulo Emilio Jenisch Barbosa e Fabiano Dallazen; o Secretário-Geral do MP, Benhur Biancon Junior; a Chefe de Gabinete do PGJ, Karin Genz; a Promotora-Assessora da Secretaria dos Órgãos Colegiados, Martha Weiss Jung; o Presidente da AMP, Sérgio Harris; o Presidente da Fundação Escola Superior do MP, David Medina da Silva; além Procuradores, Promotores de Justiça, servidores e familiares.

A cerimônia aconteceu no...
...auditório do Palácio do MP...
...e contou com bom público
Mesa com autoridades durante o evento
Sessão foi perante o Órgão Especial do Colégio de Procuradores
Manifestação do PGJ
Cláudio Domingos Mastrangelo Coelho e...
...Simone Mariano da Rocha discursaram durante a posse
Promotora-Assessora Martha Weiss Jung leu o termo de posse
Simone Mariano da Rocha...
...Veleda Maria Dobke...
...Renato Vinhas Velasques...
...Ubaldo Alexandre Licks Flores...
...Renoir da Silva Cunha...
...Fábio Costa Pereira...
...Synara Jacques Buttelli...
...e Maria Cristina Cardoso Moreira de Oliveira foram empossados nesta segunda-feira

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00