memorial

Palácio do Ministério Público

Voltar

O Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul chamou a si a tarefa de restauração do prédio do Palácio Provisório que começou a ser construído em 1857, na esquina da Praça da Matriz com a Rua Jerônimo Coelho, em Porto Alegre. Atualmente é considerado parte significativa do patrimônio histórico gaúcho, tendo sido tombado pelos poderes competentes. O edifício abrigou a Diretoria de Obras Públicas da Província, a Repartição dos Telégrafos e o antigo Comando das Armas da Província de São Pedro . Entre 1896 e 1921 foi provisoriamente sede do Governo sul-rio-grandense, já que o Palácio Piratini encontrava-se em construção.Após 1921, foi ocupado pela Secretaria de Saúde até início da década de 1960. Entre 1963 e 1998 funcionaram orgãos da Justiça como Escola Superior de Magistratura e Varas de Família.

A partir de 1998, passou a integrar o patrimônio do Ministério Pùblico.

O prédio foi adaptado para receber as instalações do Memorial do Ministério Público e o Gabinete do Procurador Geral de Justiça. As atividades da nova instituição começaram com a implantação de um projeto de memória institucional. A Procuradoria Geral de Justiça investiu na instalação de um centro de documentação e memória oral, a partir do qual são realizadas pesquisas históricas, publicações e exposições. O Memorial promove também seminários tematizando a trajetória e as perspectivas do Ministério Público no Rio Grande do Sul e no Brasil. O Memorial do Ministério Público ainda desenvolve projetos junto à comunidade, que reforçando e esclarecendo os mecanismos disponíveis para o exercício da cidadania.


Com a implantação do Memorial do Ministério Público, o Ministério Público do Rio Grande do Sul contribui para a preservação do patrimônio cultural, recupera a memória institucional, investindo na formação de um novo campo historiográfico, e, sobretudo, oferece à população uma instituição cultural dinâmica, cujas atividades deverão concorrer para o aperfeiçoamento da nossa cidadania e para o reforço das nossas instituições democráticas.




Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00