infancia

Notícias

Versão para impressão    Voltar

27/03/2017 - Infância e Juventude

Promotoria faz avaliação do termo de parceria que instituiu o “Teste do Pezinho” e “Teste da Orelhinha”


Panorama do encontro

Na tarde de terça-feira, 21, ocorreu, na sede do Ministério Público de Passo Fundo, reunião entre a promotora de Justiça Regional da Educação, Ana Cristina Ferrareze Cirne, e representantes dos Hospitais São Vicente de Paulo, da Cidade, Prontoclínica e do Centro de Saúde do Município de Passo Fundo, para avaliação da execução do Termo de Parceria relativo aos “Testes do Pezinho e da Orelhinha”, realizados no período de julho a dezembro de 2016.

De acordo com dados levantados do período, o número de recém-nascidos, no município de Passo Fundo, foi de 1.353, dos quais, 99,63% realizaram o “Teste do Pezinho”. Já, em relação ao “Teste da Orelhinha”, o total de testes realizados foi de 1.221, representando 90,24%.

Atualmente, algumas das doenças diagnosticadas pelo “Teste do Pezinho” são: hipotireoidismo congênito, anemia calciforme, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase, sendo que o hipotireoidismo congênito é a doença mais grave, levando em conta suas sequelas para o recém-nascido que não for tratado em seus primeiros dias de vida com medicamentos.

A Promotora de Justiça destacou que “os números demonstram a efetividade da parceria, e que os testes garantem o diagnóstico precoce de várias doenças, possibilitando o tratamento antes mesmo do aparecimento dos sintomas, o que, viabiliza o crescimento saudável das crianças”. O próximo encontro está previsto para o segundo semestre, a fim de analisar os números do período de janeiro a junho de 2017.

Representantes das entidades hospitalares e promotora
Trabalho é desenvolvido por Ana Ferrareze

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00