imprensa

Notícias

Versão para impressão    Voltar

16/05/2017 - Crime

Operação Cobertura: nove são denunciados por fraude em concurso de Passa Sete


Mauro Rockenbach entregou denúncia à Justiça

A Promotoria de Justiça Especializada Criminal apresentou à Justiça, nesta terça-feira, 16, denúncia contra nove pessoas envolvidas na fraude do concurso público regido pelo Edital nº 01/2014 da Prefeitura de Passa Sete. O crime ocorreu para que fossem aprovados candidatos indicados pelo então prefeito, Vanderlei Batista da Silva, e pelo secretário de Administração na época, Tiago Basso da Silva. Maicon Cristiano de Mello, sócio da empresa IDRH – Instituto de Desenvolvimento em Recursos Humanos Ltda., (empresa que foi a vencedora da dispensa de licitação e contratada pela Prefeitura), aceitou R$ 5 mil para alterar o resultado do certame, trocando os cartões de respostas entregues pelos candidatos por outros por ele mesmo preenchidos com número de acertos suficientes para justificar a classificação em que ficariam os candidatos favorecidos. A denúncia foi oferecida pelo promotor de Justiça Mauro Rockenbach.

A FRAUDE

Ernesto Hattge Filho, responsável pela empresa Leitura Ótica, corrigiu as grades de respostas entregues por todos os candidatos e repassou a Maicon Cristiano de Mello o arquivo com o resultado em formato que lhe permitiu a reimpressão e preenchimento de novas grades de resposta. Os também denunciados Edrieli Batista da Silva (cargo de contador), Fernanda de Moura (cargo de técnico de enfermagem), Ivana da Silva Dotto (cargo de farmacêutico), Renato Rubert (cargo de motorista) e Diana Trentin Michelon (cargo de assistente social), sabiam do esquema e, mesmo assim, assumiram os cargos.

Maicon Cristiano de Mello e Ernesto Hattge Filho praticaram condutas semelhantes em 14 municípios – Restinga Seca, Nova Hartz, Vale Verde, São Jorge, Glorinha, Paraí, Agudo, Nova Palma, Formigueiro, Itapuca, Jacuizinho, Encruzilhada do Sul, André da Rocha e Bento Gonçalves.

Agência de Notícias
imprensa@mprs.mp.br
(51) 3295-1820


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00