imprensa

Notícias

Versão para impressão    Voltar

09/05/2017 - Crime

II Fórum Mais Segurança é realizado na Capital


Fotos: PG Alves
Auditório do Palácio do MP esteve lotado

Foi realizado nesta segunda-feira, 8, o II Fórum Mais Segurança: impunidade gera criminalidade, promovido pela AMP/RS e pela ONG Brasil Sem Grades. Diversos painelistas abordaram sobre o tema no Palácio do Ministério Público.

O primeiro painel da manhã, logo após a cerimônia de abertura do II Fórum Mais Segurança, teve a participação da psiquiatra forense Vivian Day, e do juiz de Direito do Tribunal do Júri de Porto Alegre Orlando Faccini Neto, com mediação do presidente da AMP/RS, Sérgio Harris.

ABERTURA

Ao abrir os trabalhos do encontro, Sérgio Harris agradeceu o apoio para a realização do evento e destacou o tema principal dos debates: a impunidade aumenta a criminalidade. “O objetivo é reforçar a ideia de quem está errado é o autor da prática criminosa e não a vítima”, ponderou.

O subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais Substituto, Cesar Faccioli, pontuou que o tema do evento está relacionado com a falta de efetividade do sistema penal e penitenciário. “A partir de um diagnóstico vamos construir propostas que podem ser executadas, para uma mudança desta realidade.”

Na sequência, o secretário estadual de Segurança Pública Cezar Schirmer defendeu uma integração entre União, estados e municípios no combate ao crime organizado e à violência urbana. “A impunidade começa com a permissividade dos pequenos delitos, como a pichação e destruição do patrimônio público, por isso é muito importante o respeito a lei.”

Por sua vez, o vice-presidente da Conamp, Victor Hugo Palmeiro Azevedo Neto, afirmou que este é o momento para o debate de temas cruciais da sociedade brasileira e lembrou que o Congresso Nacional revisa o Código de Processo Penal.

O senador Lasier Martins participou da abertura do Fórum e saudou a iniciativa dos organizadores do evento de debater este assunto relevante. “As discussões deste seminário vão expandir a consciência de que precisamos estar atentos a este tema.”

Já o representante da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ronaldo Santini, destacou para a necessidade do controle das fronteiras do Rio Grande do Sul, que possibilitam a entrada de drogas e armas. “Precisamos da integração entre todos os agentes unindo as forças neste combate”, disse. Já a deputada Zilá Breitenbach, que também esteve no evento, manifestou a importância do combate ao tráfico de drogas na região de fronteira. Por sua vez, o vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Valter Nagelstein, também se manifestou e alertou para os riscos do tráfico de drogas no entorno de escolas na Capital.

Ainda participaram da abertura a subprocuradora-geral de Justiça para Assuntos Administrativos, Ana Petrucci; o presidente da ONG Brasil Sem Grades, Luiz Fernando Oderich; o corregedor-geral da Brigada Militar, Tenente Coronel Régis Rocha da Rosa; o chefe da Polícia Civil, delegado Emerson Wendt; o ouvidor do MP, Mauro Renner; o presidente da FMP, David Medina da Silva; entre outras autoridades.

SEGUNDO PAINEL

O segundo painel do evento foi realizado na parte da tarde e teve como tema “Caminhos para a segurança pública”. Participaram o ex-secretário de segurança do Estado do Rio de Janeiro José Mariano Beltrame e o professor universitário Luiz Marcelo Berger. Na oportunidade, Beltrame abordou sobre sua experiência à frente da Pasta naquele Estado, enquanto Berger explanou sobre os princípios da teoria dos jogos aplicados à segurança pública.

A palestra de encerramento foi dada pelo consultor de segurança e ex-capitão do BOPE-RJ Rodrigo Pimentel, idealizador do Capitão Nascimento no livro Tropa de Elite. Ele abordou sobre o tema “Impunidade x Criminalidade”.

Manifestação de José Mariano Beltrame
Primeiro painel da manhã do evento
Abertura aconteceu na manhã de segunda-feira
A fala do subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Institucionais, Cesar Faccioli
Manifestação do presidente da AMP/RS, Sérgio Harris
Vice-presidente da Conamp, Victor Hugo Palmeiro de Azevedo
Secretário estadual da Segurança Pública, Cezar Schirmer
Senador Lasier Martins
Deputados Ronaldo Santini ...
... e Zilá Breitenbach
Vice-presidente da Câmara Municipal, Valter Nagelstein

Agência de Notícias
imprensa@mprs.mp.br
(51) 3295-1820


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00