consumidor

Notícias

Versão para impressão    Voltar

09/02/2017 - Consumidor

Segurança Alimentar: inutilizada cerca de uma tonelada de alimentos no segundo dia de fiscalização no litoral


Quatro estabelecimentos foram vistoriados em Xangri-Lá

Agentes da força-tarefa do Programa Segurança Alimentar vistoriaram nesta quinta-feira, 9, quatro estabelecimentos comerciais de Xangri-Lá, no Litoral Norte. Aproximadamente uma tonelada de alimentos foi inutilizada durante o segundo dia de fiscalização. Passaram pela inspeção o Açougue São Francisco, o Mercado e Açougue Doce Ponto, o Mercado Dallagnol e o Mercado Arpoador.

O Açougue São Francisco foi interditado pelos agentes por estar sem condições higiênicas sanitárias. Dois proprietários do estabelecimento foram presos por crime contra as relações de consumo. Já no Mercado e Açougue Doce Ponto, houve interdição da padaria e do açougue.

No Mercado Arpoador, a maior parte dos produtos apreendidos apresentava temperatura fora do padrão adequado e alguns alimentos fora do prazo de validade. Produtos sem procedência, fora da temperatura regulamentada pelo fabricante e com prazo de validade expirado foram encontrados no Mercado Dallagnol.

Participaram da operação o coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado - Segurança Alimentar - (Gaeco), Alcindo Luz Bastos da Silva Filho, a promotora de Justiça de Capão da Canoa Luziharin Tramontina, representantes da Vigilância Sanitária de Xangri-Lá, da Vigilância Sanitária Estadual da 18ª Coordenadoria Regional de Saúde, Secretaria Estadual da Agricultura (Seapi), Patram Ambiental e Procon RS.

Produtos sem procedência...
..com prazo de validade vencido,...
...e mal acondicionados foram inutilizados
O Açougue São Francisco foi interditado...
...por falta de higiene
Cerca de uma tonelada de produtos impróprios para o consumo foi descartado

Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00