ceaf

Notícias

Versão para impressão    Voltar

10/05/2017 - Aberturas de Cursos CEAF MP RS

Comunicação Não Violenta é tema de reunião do Grupo de Estudo sobre Justiça Restaurativa


Encontro aconteceu na sede do CEAF

Dando continuidade aos encontros do Grupo de Estudo sobre Justiça Restaurativa, vinculado institucionalmente ao Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional, na reunião da última sexta-feira, 5, o tema tratado foi Comunicação Não Violenta. O evento contou com a participação do terapeuta Vinícius Morais da Silva, palestrante e facilitador de processos de autoconhecimento e desenvolvimento humano, além de orientador de Círculos de Paz de Justiça Restaurativa pela Escola Superior de Magistratura - Ajuris.

Técnica comunicacional desenvolvida por Marshall B. Rosenberg, a CNV pretende estimular competências específicas, como a escuta ativa, produção e manejo de empatia, a separação das dimensões dos fatos e das opiniões, além da criação de condições ambientais dialógicas.

Durante o encontro, o convidado disponibilizou noções básicas sobre a CNV, especialmente os chamados “quatro passos”, e fez alguns exercícios práticos a partir de narrativas dos presentes.

Em sua fala de abertura, o subprocurador de Justiça para Assuntos Institucionais substituto, Cesar Faccioli, destacou a importância da institucionalização da agenda da Justiça Restaurativa através do CEAF e a qualidade da capacitação permanente que vem acontecendo no âmbito deste grupo, por meio dos encontros presenciais e virtuais. Também enfatizou a necessidade de o MP apropriar-se de novas técnicas e competências visando a expansão e sofisticação de sua atuação, especialmente nas áreas compatíveis ao manejo de metodologias autocompositivas, como nas mediações e negociações extrajudiciais.

O diretor do CEAF, Luciano Brasil, também participou do evento, além de promotores de Justiça e servidores.


Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul
Av. Aureliano de Figueiredo Pinto, 80 - Porto Alegre - CEP.: 90050-190 - Tel.: (51) 3295-1100
Horário de atendimento ao público externo e funcionamento: 08h30 às 18h00